10 fevereiro 2017

CLIPPING: PREFEITURA CONVIDA CARIOCAS E OUTROS MORADORES PARA O COMBATE AO AEDES AEGYPTI

A população carioca está  convidada a participar de um grande mutirão contra o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no próximo sábado, dia 11 de fevereiro. Ao todo, 126 unidades de saúde, espalhadas por toda a cidade, serão usadas como pontos de encontro para ações de combate ao vetor em todas as regiões. A mobilização faz parte da campanha "Aqui mosquito não se cria" e conta o apoio das secretarias de Saúde; de Educação, Esportes e Lazer; e da Assistência Social e Direitos Humanos.
 
O mutirão acontece das 8h às 12h. O prefeito Marcelo Crivella e o secretário de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos, abrem o dia de mobilização na Clínica da Família Souza Marques, em Madureira, na Praça do Patriarca, bairro em que há alto índice de infestação pelo mosquito.
 
Profissionais de saúde estarão em todas as regiões da cidade para conscientizar a população sobre a importância de ações cotidianas na prevenção das arboviroses. Também haverá distribuição de material informativo. O secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos, reforça a convocação lembrando que 10 minutos são suficientes para derrotar o mosquito. "Um dia por semana, 10 minutos neste dia e o morador se certifica que não está em risco e nem gerando risco para seus vizinhos. Temos que nos unir", acredita.
 
Além dos profissionais das unidades e de voluntários, aproximadamente 3 mil agentes de vigilância em Saúde estarão nas ruas realizando vistorias nas áreas dos bairros com maior índice de infestação do mosquito de acordo com o último LIRAa, o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti. A pesquisa mostra ainda que, em 82% dos casos, os criadouros do mosquito estão no interior das residências. Os depósitos onde se encontram, com mais frequência, as larvas do Aedes são ralos, piscinas não tratadas, fontes ornamentais e tanques de obras, seguidos de recipientes usados como reservatórios domésticos de água, como caixas d'água, cisternas, tonéis, tambores e filtros.

 

Além de envolver a população do combate ao mosquito, o mutirão tem por objetivo preparar a cidade para o período de chuvas. Mesmo com índices dentro do tolerável, o município permanece em alerta para o risco de epidemia, principalmente para Chikungunya.

 
VEJA A PROGRAMAÇÃO DE TODAS AS REGIÕES DA CIDADE:

1.0 CENTRO E BAIRROS VIZINHOS


A CAP 1.0 receberá uma série ações para a mobilização de combate ao mosquito e as arboviroses. Entre as atividades oferecidas à população estão os blocos temáticos que sairão por seus territórios abordando o tema em clima de Carnaval. Além de ações recreativas para crianças, palestras, jogos, aulas de dança e caminhadas de conscientização.

Centro Municipal de Saúde Ernani Agricola
No dia 11 acontece a mobilização do bonde "Xô-Mosquito", às 9h30, saindo do Largo do Guimarães, no trajeto do bonde em duas viagens completas. Além de um stand de apoio que realizará vistorias nos estabelecimentos comerciais.

Clínica da Família Sergio Vieira de Mello
As atividades terão início a partir das 8h com aulão de dança, ação do Programa de Saúde na Escola no EDI Brincadeira de Criança, Escola Municipal Estados Unidos, e outras quatro unidades educacionais da região. A unidade também oferecerá palestra, folders e caminhada para conscientização sobre vetores e limpezas.

Centro Municipal de Saúde Ernesto Zeferino Tibau Jr
As unidade programou para a abertura do dia "D" de mobilização contra as arboviroses, o MobiliZÔO, que acontecerá no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (Quinta da Boa Vista), das 9h às 12h, com orientações, jogos e gincanas temáticas. Além de atividades internas como oficinas, sala de espera e a gravação do funk: "Combate ao Aedes – Me deu onda", também acontece a partir das 13h, uma mobilização no Centro de Tradições Nordestinas: Aqui o mosquito não se cria!

CSE São Francisco de Assis
A ação realizada pela unidade acontecerá no Campo de Santana/Saara e será baseada principalmente em panfletagem, orientações sobre a eliminação de vetores e orientações sobre como diferenciar os sintomas de cada arbovirose.

Clínica da Família Medalhista Olímpico Mauricio Silva
A ação conta com uma estrutura física montada na praça H, próximo a unidade, na qual serão elaboradas atividades educativas de promoção à saúde e prevenção das arboviroses, com grupos de caminhada para conscientização da população.

Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau
Caminhada "Aqui o mosquito não se cria" na Cidade Nova, a partir das 10h. Além de participação na atividade da Escola Municipal Raquel de Queiroz.

Clínica da Família Estácio de Sá
A unidade oferecerá palestra para a Creche dos Sonhos na área da Chacrinha para pais e moradores, a partir das 10h. Também acontecem internamente duas palestras, uma para o grupo de adolescentes e outra para os policiais da UPP da região, a partir das 11h.

Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz
Serão feitas duas ações externas: uma na Praça da Cruz Vermelha, a partir das 8h, com tenda, material ilustrativo, orientação para população, atividades lúdicas e brincadeiras e outra na Rua 20 de Abril onde acontece a passagem do bloco da Arboviroses, que estará caracterizado de mosquito, e orientação para a população em geral. O bloco também circulará pelo entorno da unidade com instrumentos musicais e com marchinha relacionada ao tema.

Clínica da Família Dona Zica e Centro Municipal de Saúde Tia Alice
A unidade preparou para ação um evento na Vila Olímpica da mangueira, com alongamento, Roda de conversa sobre o tema, pique mosquito. Além de uma caminhada de conscientização e vigilância no território.

Clínica da Família Nélio de Oliveira
A programação da campanha "Aqui o mosquito não se cria", contará com atividades de teatro infantil, circuito de jogos informativos, roda de conversa, cinema, atividade de orientação no trânsito e caminhada pelo território.

UIS Manoel Arthur Villaboim
A unidade roda de conversa e vídeo, café comunitário, caminhada pela ilha em busca de focos e Ensaio do Bloco do Mosquito

Clínica da Família Medalhista Olímpico Ricardo Lucarelli Silva
A ação acontece na Creche Municipal Campos da Paz, junto aos agentes de endemias, para conscientização, orientação e prevenção de arboviroses.

Centro Municipal de Saúde Fernando Braga Lopes
A ação contará com tendas espalhadas nas respectivas áreas da unidade, com atividades de promoção de saúde e busca ativa de focos. O Bloco Caju Folia sai da unidade às 10h, promovendo o enredo "Aqui mosquito não se cria". Além de atividades de orientação e promoção de saúde.

Clínica da Família Estivadores
A unidade participa em conjunto com o CMS Zeferino Tibau do MobiliZÔO, que acontecerá no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (Quinta da Boa Vista), de 9h as 12h. Além do bloco carnavalesco "Dengue não quero, Zika não Quero e Chikungunya não quero já mais" que percorrerá a Comunidade Vila Nova Esperança, a unidade também preparou a ação para visitantes e trabalhadores do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, intitulado "Em terra de Gonzaga, a larvinha não cria asa".

Centro Municipal de Saúde José Messias do Carmo
A unidade preparou ação educativa com responsáveis em 3 escolas do território, caminhada com ação educativa e busca de locais de focos na área da Central do Brasil. Além de participação no bloco do bairro Fala meu Loiro com breve orientação sobre a prevenção das arboviroses.
 

2.1 ZONA SUL E BAIRROS VIZINHOS

A CAP 2.1 montou atividades por toda a região. Só entre o Leblon e a Gávea, 40 agentes de vigilância em saúde vão intensificar as visitas aos imóveis e domicílios. Já em Copacabana serão 10 profissionais realizando vistorias, além da instalação de tendas com atividades educativas, com abordagem do público e apresentação do ciclo de vida do mosquito.

Nas unidades da Zona Sul, os usuários e outros interessados também poderão participar dos circuitos funcionais, montados com os professores de Educação Física do Programa Academia Carioca.

Haverá também ações educativas e de combate ao mosquito nas escolas e reches municipais da região. Ao todo, 11 Espaços de Desenvolvimento Infantil – EDI – receberão a visita de um profissional de saúde, acompanhado por um agente de vigilância, que se reunirão com os pais de alunos para multiplicar as orientações de controle do vetor.
O CMS Manoel José Ferreira, CMS Dom Helder Câmara, CMS Vila Canoas, CF Pavão Pavãozinho Cantagalo, CF Rinaldo de Lamare, CF Maria do Socorro e CMS Albert Sabin estarão realizando atividades educativas e vistoria nos quarteirões prioritários.
 

2.2 REGIÃO DA TIJUCA
 
A CAP 2.2 contará com ações e atividades de prevenção e combate às arboviroses nas unidades de saúde, creche, escolas, espaço de desenvolvimento infantil e praças.

CAPS AD Mane Garrincha
Roda de Samba na Praça Saens Pena com a participação do grupo do CAPS AD.

Centro Municipal de Saúde Carlos Figueiredo Filho
Atividade educativa nas creches Marcelo Candia Enfermeira Ana Paula, Raia de Sol Enfermeira Elisabeth Pazos, EDI Borel - Enf Jorge Augusto e no CIEP Antoine Magarinos Torres e Doutor Daniel Montello.

Centro Municipal de Saúde Casa Branca
Ações educativas nas creches Paulo Freire, Casa Branca e Espaço de Desenvolvimento Infantil Chácara do Céu.

Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão
Ação educativa com informações e orientações no território, visita da equipe de Estratégia de Saúde da Família Salgueiro e dos Agentes Vigilantes de Saúde nas residências da região. Recolhimento de lixo com o serviço da Comlurb. Stand na Praça Saens Peña com a participação de profissionais da SMS que irão orientar e informar sobre prevenção e combate às arboviroses e distribuição de material informativo. Stand infantil com atividades lúdicas para as crianças com jogos interativos e brindes relacionados ao tema. Stand com demonstração do ciclo de vida do Aedes aegypt

Centro Municipal de Saúde Hélio Pellegrino
Atividade educativa nas seguintes Escolas Municipais Mario da Veiga Cabral, Orsina da Fonseca, Barbara Ottoni, Conselheiro Mayrink, M. Luther King Friendereich.

Centro Municipal de Saúde Professor Júlio Barbosa
Mutirão pelo território com a distribuição de material informativo. Palestras educativas nas seguintes escolas e creches municipais, respectivamente: Jornalista Brito Broca, Tia Bela, Tia Maria, Doutor Ronaldo Luiz Gazolla.

Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella
Ações educativas nas creches Solange Magalhães e Germinal da Vila.

Centro Municipal de Saúde Nicola Albano
Ações educativas na região.

Clínica da Família Recanto do Trovador
Ações educativas nas escolas municipais Jornalista Assis Chateaubriand e Mário de Andrade. Atividades educativas no Bloco da Saúde, com a participação da Bateria da GRES Unidos de Vila Isabel. Tenda da Saúde com informações e oficinas sobre as arboviroses.

Clínica da Família Andaraí
Ações educativas nos seguintes espaços de desenvolvimento infantil e creches municipais: Cantinho do Céu, Galdino Manoel, Nova Divineia, Winnie Mandela, João Paulo Segundo e EDI Anibal Machado.



3.1 REGIÃO DA LEOPOLDINA

A CAP 3.1 contará com ações de prevenção e combate às arboviroses em toda região. A programação contará com atividades educativas e de combate ao mosquito nas escolas e creches municipais da região, além dos 22 Espaços de Desenvolvimento Infantil – EDI, que receberão a visita de um profissional de saúde, acompanhado por um agente de vigilância, que irá apresentar informações e orientações de combate ao Aedes.

Centros Municipais de Saúde

Centro Municipal de Saúde: Parque Royal, São Godofredo, CMS Paulino Werneck, Parque União, Joao Candido, Iraci Lopes, Vila Do João, Necker Pinto, Maria Cristina, Hélio Smidt, Samora Machel, Nagib Jorge Farah, Nova Holanda, Madre Teresa de Calcutá e Américo Veloso irão se reunir com os pais de alunos para ações e atividades educativas de prevenção e combate às arboviroses.

Clínicas da Família

Clínicas da Família: Rodrigo Y. A. Roig, Zilda Arns, Aloysio Augusto Novis, Victor Valla, Assis Valente, Augusto Boal, Dr. Felippe Cardoso, Valter Felisbino De Souza, Nilda Campos De Lima, Heitor dos Prazeres, Eidimir Thiago De Souza, Aloysio Novis, Wilma Costa, Klebel de Oliveira Rocha e Adib Jatene irão se reunir com os pais de alunos para ações e atividades educativas de prevenção e combate às arboviroses.
 

3.3 REGIÃO DE MADUREIRA

O território da CAP 3.3 é um dos que apresenta maior índice de infestação por Aedes aegypti. A região contará com a presença do prefeito Marcelo Crivella e do secretário municipal de Saúde Carlos Eduardo de Mattos. Em Irajá, um drone será usado para auxiliar nas ações de combate ao mosquito. Seguem as ações divididas por cada territórios:

Serrinha
Ações educativas, com distribuição de material informativo, visitas domiciliares; ação integrada no território, inspeção, eliminação e tratamento dos focos e orientação à população. Ação conjunta com a Comlurb para identificação e recolhimento de lixo. As ações serão concentradas nas clínicas da família Mestre Molequinho do Império e Souza Marques, além da Praça do Patriarca. Às 8h, o prefeito abre o mutirão no local.

Quintino 
As ações serão realizadas nas clínicas da família Carlos Nery, Deputado Pedro Fernandes, Clementino Fraga e nos CMSs Mário Olinto e Alice Tibiriçá.

Vista Alegre
As ações acontecem na Lona Cultural da região, nas clínicas da família Candido Ribeiro da Silva Filho (Candinho), Carlos Cruz Lima, Pedro Fernandes e Ana Maria Conceição Santos Correia.

Rocha Miranda, Anchieta e Pavuna
As ações acontecem na Praça de Rocha Miranda, além das clínicas da família Dante Romano Júnior, Anderson Fernandes, Josuette Sant'anna de Oliveira, Raimundo Alves Nascimento, Ivanir de Mello e Maestro Celestino,além dos CMSs Carmela Dutra, Flávio do Couto Vieira, Augusto Amaral Peixoto.


4.0 REGIÃO DA BARRA DA TIJUCA

As principais ações da região da CAP 4.0 estão concentradas nas unidades com mais equipes da estratégia Saúde da Família e nas escolas municipais , creches e Espaços de Educação Infantil (EDI) da região, com palestras e ações educativas nas reuniões de pais. Segue a programação:

Centro Municipal de Saúde Raphael de Paula Souza
Participação nas reuniões dos pais nos seguintes EDIs Agatha Bednarczuk Rippel, Rodrigo Lopes e Leila Diniz, além da Escola Municipal Nelson Rodrigues. Abordagem de temas de prevenção (tipos de repelentes; rotinas de inspeção dos possíveis focos em domicilio; principais sintomas...). Além disso, o educador físico da unidade promoverá uma caminhada em torno da comunidade com o grupo de usuários, panfletando e orientando

Centro Municipal de Saúde Álvaro Ramos
Às 8h, quando abre a unidade, profissionais promovem a sala de espera sobre Arboviroses. Em seguida, participam de reunião de pais e mestres nas cinco escolas do território, com orientações sobre prevenção de Arboviroses e principais sintomas. Às 10h30, alongamento e aquecimento para a Caminhada da Sensibilização e Combate ao Mosquito. "Na Colônia, o mosquito não se cria!!!". Às 11h, os usuários seguem em caminhada pelo território com sensibilização dos moradores e apontamento de possíveis focos. Orientações e distribuição de folhetos explicativos.

Clínica da Família Maicon Siqueira
Caminhada Educativa com busca de focos e panfletagens na Comunidade Asa Branca. O grupo vai circular pelas ruas e becos da área para conscientizar a população sobre a importância de estar vigilante para a ocorrência de focos de mosquito. Também haverá ação educativa com os pais das crianças da EDI Kenia Mendes.

Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiúba
Além das atividades nas escolas do território, os usuários e moradores acompanharão os profissionais de saúde na caminhada na comunidade (pendei em juntar os temas arboviroses e fazer distribuição de preservativos já para o Carnaval). A unidade também terá aula de Zumba na quadra da Gardênia, ao lado da clínica com professor voluntário da comunidade.

Clínica da Família Barbara Mosley
Os profissionais da unidade realizam reuniões com pais de alunos em uma escola municipal e 4 EDIs, das 8h às 10h e depois a caminhada pelo território. Além disso, serão vistoriados imóveis nas comunidades Chico City, Isabel Domingues, Canal do Anil (Panela), Araticum (Buraco Quente e Beco da Nete), Estrada do Quitite e Estrada de Jacarepaguá (Praça Mario Kosel Filho).


5.1 BANGU E BAIRROS VIZINHOS
A CAP 5.1 promoverá, no dia 11 de fevereiro, uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Entre as atividades programadas estão participação nas reuniões de pais nos EDI's e escolas com educação infantil, visita aos domicílios que permanecem fechados durante a semana, devido horário de trabalho dos usuários, ações educativas em locais de grande movimentação, ações em parceria com a comunidade para recuperação de área de degradação devido ao lixo e divulgação do aplicativo "Aqui Mosquito Não se Cria".


Centro Municipal de Saúde Athayde da Fonseca
Ação nos EDIs: Reinaldo José de Aragão; Creche Dente de Leite; Creche Dias Gomes; Escola Municipal José mauro; EDI Maria Yedda com profissionais de equipe técnica trabalhando de forma lúdica com as crianças sobre a temática e participando da reunião com os pais, esclarecendo possíveis dúvidas sobre arboviroses. Ação no território das 6 equipes por AVS e ACS, com visita em domicílios, especialmente as que encontram-se fechadas durante a semana, dos ACS e AVS, nas áreas das equipes e identificação de focos. Sala de espera sobre sintomas clínicos da doença e orientações sobre combate ao mosquito.

Centro Municipal de Saúde Manoel Guilherme Da Silveira Filho
Enfermeiras realizando trabalhos educativos nas reuniões de pais nas e escolas com educação infantil: Escola Municipal Bangu e Maria Amélia, de forma participativa, envolvendo-os no combate ao Aedes. AVS e ACS divididos por microáreas: visita nos domicílios que permanecem fechados durante a semana devido. Trabalho dos usuários e em todas as microáreas do território de Manoel Guilherme. Programa Academia Carioca: alunos com educador físico, identificação de focos juntos dos AVS. Voluntários: divididos com as equipes para identificação e eliminação de focos pelos AVS. Técnicos de enfermagem: realizando sala de espera sobre arboviroses na unidade. Médicos e enfermeiros: estudo do protocolo e fluxo (reunião técnica).


Clínica da Família Rogério Pinto
Sala de espera com orientações sobre arboviroses pela equipe técnica. Inspeção nos domicílios e território feito pelos ACS e AVS, priorizando os que ficam fechados durante a semana. Participação nas reuniões de Pais nos EDIs e escolas com educação infantil. Com trabalho de educação em Saúde de forma lúdica para as crianças e um trabalho a parte com os pais elucidando dúvidas sobre como combater as arboviroses. Participação conjunta com as escolas para busca de possíveis focos em áreas mais vulneráveis.

Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco
Participação direta na Reunião dos responsáveis no EDI Árabe Unida , onde além de abordar a questão do combate aos focos, serão apontadas as questões dos sinais e sintomas que as crianças podem apresentar no caso inicial de uma arbovirose. Foi acordado entre a direção da Cheche Nova Aliança junto a equipe Augusto Figueiredo e NASF, um espaço entre os pais e os profissionais da saúde, para que se esgotem todas as duvidas relacionadas as arboviroses. O tema será abordado entre os responsáveis da Creche Mané Garrinha através de uma exposição com apresentação de maquetes, painéis informativos e encenações teatrais através de fantoches. Identificação e combate aos focos existentes ao redor do Rio Viegas. Busca ativa, realizada pelos AVS e ACS, dos possíveis focos em casas que geralmente ficam fechadas durante a semana no território, onde serão desenvolvidas as ações de combate e controle vetorial, assim como um trabalho de mobilização a esses usuários.

Clínica da Família Mário Dias de Alencar
Em conjunto com o AVS local, os ACS desse território, os profissionais identificarão os focos e irão desenvolver junto à comunidade, formas e maneiras sustentáveis para o elaboração dos repelentes caseiros, assim como o controle do lixo que é produzido ao redor dos seus domicílios. Também serão promovidas ações educativas lúdicas com as crianças nas Escolas Municipais Ariena Viana e Ernesto Francisconi, e no EDI Giovana Bansi, a partir de um trabalho educativo e participativo com os pais direcionado pela equipe interdisciplinar. Gincana educativa com crianças da turma Kung Fu. Visita às casas das ruas Registro e Ponte Alta para identificação de focos e atividade educativa no território.Sala de espera para os usuários em atendimento no sábado.

Centro Municipal de Saúde Sílvio Barbosa
Reunião com pais/responsáveis da educação infantil para apresentação da campanha na Escola Municipal Fernando Maximiliano, Creche Janet Clair, Creche José Felix e Escola Municipal Francisca Cabrini. Busca de foco no território, priorizar residências que estão fechadas durante a semana. Identificação de imóveis abandonados com foco e lixo acumulado. Busca de foco no espaço da unidade de saúde. Realização de gincana com as crianças. Divulgação do aplicativo "Aqui Mosquito Não se Cria".

Clínica da Família Wilson Mello
Participação na reunião de pais nas creches e EDIs do território. Palestras educativas na própria unidade com usuários e lideranças comunitárias. AVS e ACS em visitas nos domicílios para destruição de focos e orientações, priorizando os domicílios fechado durante a semana.

Centro Municipal de Saúde Masao Goto
Participação ativa da equipe técnica na reunião de pais nos seguintes espaços escolares: EDI Frei Orlando, Escola Municipal Tenente Coronel PM Eduardo Villaça, Escola Municipal PM Flavio Albuquerque, EDI Gessica Guedes e CIEP Aracy de Almeida. Vistoria a residências no território de abrangência da unidade, orientações e eliminação de focos do mosquito.

Clínica da Família Kelly Cristina
Atividade com equipe interdisciplinar no EDI Tânia Maria Larrubia Gomes com a participação dos Educadores em Saúde abordando a temática arboviroses de forma teatral. Visita às residências no território de abrangência da unidade, principalmente dos usuários que trabalham durante a semana, com finalidade de orientações e eliminação de focos do mosquito. Divulgação do aplicativo contra arboviroses para os usuários e jovens voluntários que estarão (acompanhados por profissionais de saúde), com visita aos domicílios. Atividade lúdica para crianças do território com o tema da campanha que se dará dentro da unidade de saúde. Sala de espera com a participação multidisciplinar sobre a temática. Presença da coordenação de assistência social da área, empresa Foz Águas que estará com Stand divulgando várias informações sobre o tema.

Clínica da Família Armando Palhares
Vistoria residencial nas áreas de maior número de casos registrados pela unidade em parceria com os agentes de vigilância. Divulgação do aplicativo contra arboviroses no entorno da unidade com os jovens apoiadores. Atividade de combate ao mosquito na feira da Cohab com o Programa Academia Carioca. Todas as escolas do território farão reunião de pais nesse dia. Teremos atividade educativa com os profissionais técnicos em todas as reuniões. Atividades "caça ao mosquito", bola no mosquito da dengue, com as crianças da unidade, elaborado pelo NASF e Odonto.

Centro Municipal de Saúde Alexander Fleming
Participação da equipe técnica nas reuniões de pais nas Escolas Municipais Henrique da Silva Fontes, Presidente Wilson, Oscar Thompson. Sala de espera sobre arboviroses. Atividades educativas com grupo de gestantes e de planejamento familiar dando orientações ao combate as arboviroses. Vistoria a residências no território de abrangência da unidade (residências com dificuldade de acesso durante a semana).

Clínica da Família John Cribbin
Atividade educativa para pais e professores. Atividade educativa para pais e professores. Tenda de conscientização na entrada da unidade com divulgação do aplicativo contra arboviroses no entorno da unidade com RAP da Saúde. Sala de espera com acolhimento aos usuários sobre arboviroses. Visita no território com ACS, AVS e equipe técnica para identificação e eliminação de possíveis focos. Caminhada no entorno da Escola Municipal Azul Branco.

Centro Municipal de Saúde Catiri
Ação na Creche José Manoel Ibarra com pais de alunos pelos AVS e equipe responsável pela área de cobertura da creche. Visita com equipe no território "Chico Mendes" uma área vulnerável onde há muito acúmulo de lixo, precária em saneamento e um índice alto focos. Organização dos fluxos internos da unidade para acolhimento de usuários com sintomas.

Clínica da Família Sandra Regina
Reunião dos Pais e comunidade com Médico, enfermeiro, ACS, AVS e RAP da Saúde: Mobilização contra as arboviroses. Exposição das estações / cenas criadas pelos alunos e profissionais de saúde sobre como agir para eliminar os focos e criadouros do mosquito. Visita dos ACS, AVS e Parceiros da Comunidade aos domicílios mapeados no território de abrangência da unidade. Eliminação dos focos e criadouros e incentivo da utilização do aplicativo "Aqui Mosquito Não se Cria". Identificação de focos de lixo e retirada pela Comlurb. Exposição explicativa do ciclo do mosquito, alerta dos sinais e sintomas das arboviroses, atendimento ao público por profissionais. Plantio de mudas pelos ACS quando focos de lixo forem eliminados.

Centro Municipal de Saúde Eihtel Pinheiro
Qualificação clínica com enfermeiros e técnicos de enfermagem. Desenho do fluxo de acompanhamento total das arboviroses. Vistoria de residências priorizando os domicílios dos usuários mais vulneráveis, e a utilização do carro de som da associação de moradores divulgando a ação.

Clínica da Família Fiorello Raymundo
Participação da equipe técnica nas reuniões de pais e responsáveis das escolas com educação infantil. Priorização das vistorias pelos ACS e AVS para identificação e eliminação de focos nos domicílios onde não conseguem realizar durante a semana. Sala de espera na unidade sobre arboviroses.

Clínica da Família Rosino Baccarini
Participação da equipe técnica na reunião dos pais na EDI Rafael Pereira, Escola Municipal Rafael Correa, Escola Municipal Astrogildo Pereira. Visita em domicílios, especialmente os que se encontram fechados durante a semana. Sala de espera sobre a temática com orientações e maquete. Ação educativa na Cancela Preta.

Centro Municipal de Saúde Padre Miguel
Visita dos ACS / AVS aos domicílios mapeados no território de abrangência da unidade no intuito de eliminação dos focos e criadouros, incentivo a utilização do aplicativo "Aqui Mosquito Não se Cria", identificação de focos de lixo e retirada pela Comlurb. Palestra na Escola Municipal Pedro Moacir ministrada pelos profissionais da equipe (AVS e Enfermeiro) na reunião de pais dos alunos. Tema da palestra - Arboviroses. Capacitação dos ACS ministrada pelos AVS na identificação de criadouros e focos durante as visitas nos domicílios e no território. Ação educativa pelos Agentes Comunitários de Saúde no Prezunic de Padre Miguel.

Centro Municipal de Saúde Buá Boanerges Borges da Fonseca
Participação da equipe técnica nas reuniões de pais da educação infantil na Escola Municipal Chirchull, Escola Municipal Polônia, Escola Municipal Aracy Muniz, Escola Municipal Mario Casa Santa, EDI Rafela Lopes, para sensibilizar o público alvo sobre a importância de evitar ambiente suscetível a criação do Aedes Aegypti, sobre as arboviroses e a importância da procura a unidade de saúde. Sala de espera sobre a temártica com envolvimento do NASF e saúde Bucal. Visita em domicílios de todo território, pelos ACS e AVS, para identificação de possíveis focos do mosquito e sensibilização da população quanto à importância na prevenção das arboviroses. Identificação de pontos vulneráveis com acúmulo de lixo e possíveis focos do Aedes, pelos ACS e AVS.

Clínica da Família Antônio Gonçalves
Intervenção nos pontos críticos do território, onde há acúmulo de lixo, inservíveis e depósitos que não podem ser removidos facilmente, para tratamento e eliminação. Trabalho de educação em saúde nas áreas mais vulneráveis e com mais presença de depósitos e focos de mosquitos. Será realizado, porta a porta com visitas no entorno e dentro dos domicílios pelos AVS e ACS. Participação na reunião com pais na Creche do Batan e teatro da prevenção. Apresentação abreviada da dinâmica "10 Minutos Contra Dengue". Ação integrada com a Clínica da Família Nildo Aguiar nas regiões de fronteira, para educação em saúde, identificação e eliminação de focos e depósitos de mosquito.

Clínica da Família Olímpia Esteves
Reunião de Pais do EDI Professor Cristiano Pinto de Moraes Bispol, que será realizado pela enfermeira da equipe de referência com apresentação da carta de recomendação da campanha "Aqui Mosquito não se cria". Ação para eliminação de criadouros do mosquito com a participação dos AVS e ACS em domicílios prioritariamente fechados durante a semana

Clínica da Família Faim Pedro
Educação em saúde sobre arboviroses na reunião de pais na Creche Célia Alencar Educação, Escola Municipal Baronesa Saavedra, Escola Municipal Senador Camará, Escola Municipal Corsino do Amarante, Abrigo Chácara dos Profetas, Casa de Apoio Feminino por Amor. Sala de espera sobre arboviroses na unidade e intensificação dos ACS e AVS no território de abrangência da unidade, realizando inspeção sanitária e eliminação de focos e criadouros. Educação em saúde sobre arboviroses e inspeção no Abrigo CREIA

Clínica da Família Nildo Aguiar
Reunião de Pais e Responsáveis na Escola Corintho da Fonseca, no EDI Maria Cecilia, no EDI Zena Elian,m no EDI Vanuzia, na Escola Municipal Eusébio de Queiroz. Visita domiciliar ACS/AVS território vulnerável e residências fechadas. Encontro de lideranças comunitárias e religiosas na unidade às 9h.

Clínica da Família Maria José
Reunião com Pais e Responsáveis no Ciep Olof Palmer, no EDI João Gomes e na Creche Maria Assunção. Ação no território dos AVS e ACS, com visitas em domicílios, especialmente aos que se encontram fechados durante a semana, e identificação e eliminação de focos.


5.2 REGIÃO DE CAMPO GRANDE:

A região da CAP 5.2 também contará com eventos em todas as unidades de Atenção primária pata a prevenção das arboviroses. Segue a programação:

Centro Municipal de Saúde Belizário Penna
Caminhada com Professor da academia carioca, agentes de vigilância e ACS com sensibilização sobre o tema Arbovirose no território.

Centro Municipal de Saúde Dr. Oswaldo Villela
Caminhada programada com a academia carioca e ACS. Reunião com responsáveis na Escola Municipal Tóquio.

Centro Municipal de Saúde Dr. Garfield de Almeida
Caminhada saindo da unidade até a Praça do Rio da Prata onde haverá uma concentração com distribuição de folder.

Centro Municipal de Saúde Dr. Woodrow Pimentel
Caminhada programada com o Programa Academia Carioca.

Centro Municipal de Saúde Mário Rodrigues Cid
Atividade educativa no EDI Marli Marinho. Caminhada de conscientização de combate às arboviroses com ACS, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, usuários da academia carioca, professor de educação física e população convidada.
Centro Municipal de Saúde Edgard Magalhães Gomes
Caminhada programada com o Programa Academia Carioca. Sala de Espera na unidade para sensibilização, de 8 as 12 h.

Centro Municipal de Saúde Dr. Alvimar de Carvalho
Reunião com responsáveis nas unidades escolares. Evento na Praça do Rodo junto com Defesa Civil/ ACS/ Programa Academia Carioca/ Comlurb.

Clínica da Família Isabela Severo da Silva
Reunião de pais no EDI Marco Altino: Parte da equipe Nossa Senhora Aparecida estará presente na reunião juntamente coma gerente da unidade para falar sobre Arboviroses. 9 h.

Clínica da Família David Capistrano
Evento com os pais dos alunos das escolas EDI Ludmila Máximo Moreira Cardoso e EDI Isabel às 9 h.

Policlínica Carlos Alberto Nascimento
Participação nas reuniões dos pais nas diversas Unidades escolares conforme programação da CRE.

Centro Municipal de Saúde Raul Barroso
Palestra com responsáveis, EM Euclides Roxo.

Clínica da Família Bruno Schmidt
Reunião no EDI Professora Eugênia de Almeida Azevedo

Clínica da Família Agenor de Miranda Araújo Neto
Equipe PSE da unidade com RAP da Saúde, grupo de adolescentes e ACS , reunião com pais no EDI Marta Perrota, na Creche Josepha e Escola Mané Garrincha.

Centro Municipal de Saúde Aguiar Torres
Ação contra o mosquito com palestra para os responsáveis. Escola Rubem de Azevedo Alves.
Clínica da Família Antônio Gonçalvez Vila Sobrinho
Equipe Osvaldo Serpa participará da reunião com pais de alunos na Escola Municipal Adélia Vieira.

Clínica da Família Manoel de Abreu
Caminhada de sensibilização da população para eliminação de focos do Aedes Aegypti no território com a participação da academia carioca e participação com o tema "prevenindo arboviroses". Reunião no EDI Rafael Carlos da Silva que acontecerá às 9h, conforme programação da SME.


5.3 REGIÃO DE SANTA CRUZ

Todas as unidades da área farão ações educativas em seus territórios, tais como: Reuniões de Pais nas Creches e EDIs, visitas às casas em busca de focos e orientação, Ações lúdicas nas praças e sala de espera nas unidades.

Clínica da Família Ernani de Paiva Ferreira Braga
A unidade contará com a participação de parceiros locais, Comlurb, RAP da Saúde, Programa Academia Carioca, Equipe de Educação e Promoção da Vigilância e Colaboradores da Cap. Que farão caminhadas pelo território.

Policlínica Lincoln de Freitas Filho
Fará panfletagem no Centro de santa Cruz, BRT, Supermercado Prezunic, com a participação do RAP da Saúde caracterizados de Mosquito da dengue.

Clínica da Família Sérgio Arouca
A unidade preparou um bloco de carnaval cujo nome: Mosquito não se Cria.

Clínica da Família Samuel Penha Vale
Farão caminhadas pelo território com a parceria dos Garis comunitários.

Clínica da Família Alice de Jesus e Centro Municipal de Saúde Aloysio Amâncio
As unidades prepararam ações conjuntas na praça em comum aos dois territórios, com aulão do Programa Academia Carioca seguindo com orientação e panfletagem.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=6740780>. Acesso em: 10 FEV. 2017.