18 novembro 2016

FIOCRUZ RECRUTA PESSOAS PARA TESTAR VACINA CONTRA DENGUE

A Fiocruz Pernambuco iniciou o recrutamento de pessoas para participar da fase III dos testes da vacina da dengue, produzida pelo Butantan, no estado. O trabalho está sendo realizado no Engenho do Meio, na zona Oeste do Recife. Uma equipe formada por enfermeira e pesquisadora está visitando casas em áreas do bairro escolhidas por sorteio, das 17h às 21h, horário no qual todos os membros das famílias estão em casa. Na visita, os moradores recebem informações sobre os testes e são convidados a participar. A proposta é recrutar 1.200 pessoas.
“Todas as vacinas que chegaram ao mercado precisaram antes ser testadas em humanos para verificar se elas davam o resultado esperado. Então é muito importante a colaboração das pessoas, que elas queiram participar dessa fase de teste”, explica a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Cynthia Braga, que está coordenando o recrutamento. “Aceitando é agendado um exame físico e entrevista com o candidato. Apto a fazer parte do teste, ele é vacinado e acompanhado por cinco anos”, completa Cynthia.

Podem participar dos testes pessoas saudáveis, que tiveram ou não dengue, com idade entre 2 a 59 anos. Durante o período do estudo, os participantes serão acompanhados por uma equipe de saúde para verificar a duração da proteção oferecida pela vacina, que é feita de vírus vivo enfraquecido e protege contra os quatro tipos do vírus dengue. Primeiro serão vacinadas pessoas com idade entre 18 e 59 anos, em seguida os que têm entre 7 e 17 e por último os de 2 a 6 anos.


Acesse o Portal da ENSP e leia a matéria na íntegra clicando AQUI