11 novembro 2015

CLIPPING: OMS, BRASIL E PARCEIRO LANÇAM PLANO DE ELIMINAÇÃO DA MALÁRIA NO PAÍS

A doença é transmitida pela picada de fêmeas de mosquitos
do gênero Anopheles infectados pelo parasito, o Plasmodium.
Foto: Blog do Ministério da Saúde


O Ministério da Saúde lança nesta terça-feira (10) Plano de Eliminação de Malária no país, em conjunto com a OMS e com a Parceria ‘Roll Back Malaria’, para alcançar as metas globais para o fim da malária. O fortalecimento de parcerias, colaborações multissetoriais e o compromisso politico no Brasil contribuíram para uma redução de mais de 60% dos óbitos de malária no país entre 2004 a 2014.

Em um evento organizado pelo Ministério da Saúde do Brasil, gestores e especialistas do país se encontram nesta terça-feira (10) para lançar o Plano de Malária do Brasil, com ênfase na malária falciparum, a fim de se atingir a eliminação da malária até 2030.

Com base nos progressos alcançados nos últimos anos sob os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o Brasil foi nomeado o “Campeão da Malária das Américas” em 2015 pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) na semana passada e se junta a outros países da região que estão trabalhando extensivamente no progresso contra a doença.

O fortalecimento de parcerias, colaborações multissetoriais e o compromisso politico no Brasil contribuíram para uma redução de mais de 60% dos óbitos de malária no país entre 2004 a 2014. A redução de 83% dos casos de malária em municípios de extrema pobreza neste período desencadeia um potencial econômico nas comunidades mais afetadas, ajudando no progresso do desenvolvimento econômico.

Clique aqui para ler a matéria completa.

Fonte: Nações Unidas no Brasil - ONUBR. Disponível em: <http://nacoesunidas.org/oms-brasil-e-parceiro-lancam-plano-de-eliminacao-da-malaria-no-pais/>. Acesso em 11 NOV. 2015.