05 outubro 2015

CLIPPING: PESQUISADORES DA ENSP FALAM SOBRE BENZENISMO PARA FRENTISTAS


Uma doença de sintomas silenciosos, mas que pode ser fatal. O benzenismo - intoxicação por benzeno - foi um dos principais assuntos discutidos no Seminário Campanha Estadual de Segurança e Saúde - Projeto Postos de Combustíveis que encerrou a semana de atividades sobre a saúde dos frentistas, ocorrida no final do mês de setembro, no Rio de Janeiro. Organizado pelo sindicato da categoria, o evento contou com a participação de dois pesquisadores da ENSP: Antônio Sérgio de Almeida e Rita Mattos, ambos do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). Esteve presente, também, o ministro do Trabalho, Manuel Dias, além de procuradores, líderes sindicais e frentistas.

Abrindo o seminário, o ministro Manuel Dias lembrou da importância dos estudos em saúde do trabalhador. “É um tema que deveria ser abordado nas escolas, nas aulas do ensino fundamental, para que se mude a mentalidade que se tem hoje sobre o assunto. A ditadura alienou quatro gerações, criminalizou a política e fez com que a presença do trabalhador no Congresso Nacional tivesse uma grande queda. Não é a toa, temos, no momento, um dos congressos mais conservadores da República”.

Clique aqui e veja a matéria completa.


Fonte: Escola Nacional de saúde Pública Sérgio Arouca. Disponível em: <http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/38281>. Acesso em: 05 OUT. 2015.