09 julho 2015

XII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO

Conferência discutirá saúde pública de qualidade


A XII Conferência Municipal de Saúde do Rio de Janeiro acontecerá de 17 a 19 de julho, com o tema Orgulho de ser SUS – Saúde pública de qualidade na cidade do Rio de Janeiro, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova.

A conferência proporciona um espaço democrático para o debate e a decisão de propostas para melhorar a qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A sociedade civil organizada está convidada para continuar mobilizada pelos desafios atuais para o sistema único de saúde brasileiro, participando das conferências de saúde de 2015.

Na oitava Conferência Nacional de Saúde, em 1986, foi colocada em discussão a insatisfação popular com o sistema de saúde no país. Já naquela época, houve uma grande mobilização popular e teve início a transformação para que a saúde fosse garantida constitucionalmente em 1988, passando a ser direito um de todos os cidadãos, com a criação do atual SUS.

O controle social também foi garantido e a Constituição de 88 reforçou a importância nas leis orgânicas da saúde, com a criação dos conselhos e das conferências de saúde. Graças à mobilização em todo território nacional, a sociedade pode definir o modelo de acesso à saúde. Hoje, não há como falar em sistema de saúde sem falar de participação popular.

Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=5454732). Acesso em: 09 JUL. 2015.