10 outubro 2014

PREFEITURA OFERECE MAIS DE 300 CURSOS A DISTÂNCIA PARA SERVIDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO MUNICIPAIS


Pensando nos servidores municipais que estão sempre em busca de novas oportunidades de qualificação, a Secretaria Municipal de Administração, através da Coordenadoria de Educação Corporativa, oferece desde 2011 uma plataforma de ensino à distância. São mais de 300 cursos que desenvolvem as competências pessoais, gerenciais e corporativas dos seus inscritos, que podem ser: servidores, empregados e prestadores de serviço no âmbito da Administração Direta, Indireta e Fundacional da Prefeitura do Rio.

Entre os cursos oferecidos (todos com certificação online ao seu término), está o curso online de inglês. Ferramenta sempre importante e que ganhou ainda mais força com a realização de eventos internacionais na cidade, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Em ação desde 2013, o curso passou a ser mais conhecido e utilizado quando foi incluído no Programa de Formação de Agentes do Sistema Municipal de Administração. Segundo Adelaide Oliveira, Coordenadora da Coordenadoria de Educação Corporativa, adotar a filosofia de gestão continuada do conhecimento, alinhando educação dos servidores com os objetivos estratégicos da Prefeitura, é o principal objetivo da iniciativa.

Adelaide Oliveira é servidora pública há mais de 30 anos
"O curso de inglês está disponível desde o final de 2013, conforme divulgação da plataforma aos usuários. Porém, ao perceber a boa avaliação através dos relatórios de satisfação, resolvemos fazer uma divulgação em grande escala no início de agosto por iniciativa da Assessoria de Comunicação Social. O curso é dividido em: 1) aprendendo inglês com diálogos no aeroporto e táxi, na casa de câmbio, no fast food, no hotel, nos pontos turísticos, no restaurante, no shopping center e pedindo informações / 2) Seis aulas de inglês básico na prática. Atualmente, temos 1.402 inscrições nas diversas aulas, com 90 servidores que já receberam 326 certificados com a média de desempenho 91,71. Cabe aqui o destaque para a servidora Tany Conceição Jones de Carvalho, Agente de Administração, lotada no Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarão, que concluiu todas as 14 etapas do curso", conta Adelaide.












Com uma tecnologia que permite o acesso de até 200 alunos simultaneamente (o que significa a cada fração de minutos, novos 200 servidores online), a plataforma requer apenas a conexão com a internet, onde cada servidor pode acessar e organizar seus horários como, onde ou quando puder. Adelaide conta que fazer parte de uma iniciativa como esta é sinônimo de muita satisfação. "Como pessoa e professora que acredita na Educação como ferramenta eficiente para gerar mudanças, não só esta iniciativa de apropriação de conhecimentos básicos de Inglês, mas a modalidade à distância, são caminhos eficazes para alcançar o maior número de servidores capacitados numa mesma ação em contextos diversos. Poder participar no viés educacional da Educação Corporativa me proporciona imensa satisfação por contribuir de forma direta para a valorização do fazer de cada servidor que busca nossas capacitações das diversas áreas de atuação. Aproveito para sinalizar a todos que a apropriação do conhecimento é individual, mas deve ser para servir a si e ao coletivo, pois ele sempre seguirá conosco e nos auxiliará em nossas diversas tarefas sejam pessoais ou profissionais. E como esta ferramenta nos possibilita organizar da melhor forma possível os processos de aprendizagem, não percam a chance do aprimoramento; seja pelo curso de inglês apresentado agora, como também pelos mais de 300 cursos disponíveis na plataforma"

Então, servidor, aproveite esta oportunidade. A plataforma está disponível na internet pelo site lms.dtcom.com.br. Para os servidores, basta preencher os 11 dígitos de seu CPF como login e usar do 6º ao 9º dígitos do seu CPF como senha. Caso haja perda de autenticação, porque o servidor esqueceu sua senha trocada num acesso anterior ou por não ter confirmado seu e-mail após o primeiro acesso, deverá utilizar a opção ESQUECI MINHA SENHA para um novo acesso. Se caso persistir o não acesso ou apresentar a mensagem usuário não cadastrado, o servidor deverá solicitar atualização ou cadastro através do e-mail educorporativa.sma@rio.rj.gov.br, informando: nome completo, matrícula, CPF, data de nascimento, CEP residencial, Secretaria/Entidade, escolaridade e aguardar o retorno do cadastro ativo, acessar a plataforma e escolher nas opções INSCRIÇÕES e ACERVO DE VÍDEOS os cursos que mais atenderem as suas expectativas de apropriação do conhecimento.

No caso dos prestadores de serviço, é necessário que as informações acima sejam encaminhadas pelos gestores, de preferência de Recursos Humanos, solicitando o cadastro e o motivo do acesso. Essa medida se dá considerando a alta rotatividade das contratações e o controle necessário de que o acesso esteja sendo feito por pessoas que realmente atuem na Prefeitura do Rio.

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/portaldoservidor/exibeconteudo?id=4967305