16 julho 2014

PREFEITURA SANCIONA LEI QUE GARANTE R$ 130 MILHÕES PARA CLÍNICAS DA FAMÍLIA

A Prefeitura do Rio sancionou ontem, dia 15, lei que autoriza a Câmara dos Vereadores a destinar R$ 130 milhões decorrente de sua economia orçamentária ao Poder Executivo Municipal, para serem utilizados na construção e implantação de clínicas da família. O Projeto de Lei nº 734-A/2014 determina que a prefeitura encaminhe, a cada três meses, cronograma de aplicação dos recursos a Casa. A meta da prefeitura é alcançar 70% de cobertura do Programa Saúde da Família até 2016, com a construção de 68 novas clínicas da família.

Ao final de 2016, mais de quatro milhões de cariocas serão beneficiados pela estratégia em todo o município. As novas unidades serão construídas em todo o município. Vidigal, Maré, Complexo do Alemão, Andaraí, Santa Teresa (Morro dos Prazeres e Escondidinho), Cordovil, Rio das Pedras, Praça Seca, Acari, Irajá, Cidade de Deus, Barros Filho, Bangu, Vila Kennedy, Realengo, Campo Grande e Santíssimo são alguns dos bairros que ganharão clínicas.


As clínicas da família contam com equipes multidisciplinares de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, agentes comunitários e de vigilância em saúde, técnicos de saúde bucal, e outros. Além de consultas médicas e ações de promoção da saúde, as unidades oferecem exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma e raios-x.

Veja mais em:



Fonte: Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro | Poder Executivo | Ano XXVIII | Nº 82 | Quarta-feira, 16 de julho de 2014