01 julho 2014

CLIPPING: DOCUMENTÁRIO 'A INVISIBILIDADE DOS FOCOS DE DENGUE' TRATA DOS PERIGOS DA DOENÇA, QUE PODE MATAR

A dengue é uma doença causada pela transmissão de um pequeno inseto, o Aedes aegypti. O mosquito é capaz de infectar a todos sem distinção. No documentário “A invisibilidade dos focos da dengue”, do EXTRA ONLINE, você vai conhecer histórias de quem quase morreu por causa da picada desse mosquito e saber como se prevenir contra a doença.

O vídeo mostra ainda a preocupação de parte do poder público e de pessoas que já sofreram com a dengue em conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do controle do mosquito. O Aedes aegypti é discreto até mesmo na escolha do seu criadouro, o que permite de forma invisível e silenciosa a rápida propagação do vírus. Uma breve picada e, pronto, você está infectado.
Você sabia que a ocorrência de chuva, em um curto espaço de tempo, uma chuvinha, pode ajudar a propagar o vírus? A fêmea é tão esperta que deposita seus ovos em lugares inimagináveis. Se você tiver qualquer pequeno reservatório em um cantinho no quintal, sem tampa, os ovos serão depositados, as larvas se desenvolverão e o mosquito estará pronto para ir em busca de alimento, no caso, o seu sangue.

Os criadouros podem existir em qualquer lugar, basta o Aedes aegyptiencontrar condições propícias à procriação. Quem costuma observar acúmulo de água nas plantas, nos vasinhos e pratinhos de flores ou em ralos? Os principais focos da dengue podem ser encontrados em quase todo lugar.

A transmissão da doença ocorre com rapidez. Uma pessoa portadora do vírus, ao ser picada por um mosquito, infecta o inseto, que por sua vez contamina uma outra pessoa. É um ciclo que pode e deve ser interrompido, mas somente com a colaboração de todos. Cada um se colocando como um fiscal de possíveis focos e sendo responsável pela prevenção e controle da doença.

Agora, não deixe de assistir ao documentário “A invisibilidade dos focos da dengue”!




Fonte: Extra. Disponível em: <http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dengue/documentario-invisibilidade-dos-focos-da-dengue-trata-dos-perigos-da-doenca-que-pode-matar-13077964.html>. Acesso em: 01 jul.2014.