10 abril 2014

DEFESA CIVIL COMEMORA 36 ANOS COM ATIVIDADES NA PRAÇA BARÃO DE DRUMMOND (Vila Isabel)

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Defesa Civil, realiza nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 9h, na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, diversas atividades comemorativas pelo aniversário de 36 anos da Defesa Civil, celebrado no último domingo, dia 6 de abril.

O evento é voltado para todas as idades e a garotada fará arvorismo com orientação da equipe especializada em atividades em altura e aprenderá a fazer uma escovação bucal correta. Já os idosos farão dança de salão, alongamento e tai chi chuan. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que apoiam o evento, também farão aferição de pressão arterial e de glicose.

Todos os frequentadores da praça poderão conhecer melhor o trabalho da Defesa Civil através de material informativo e uma exposição dos equipamentos utilizados pelo órgão. O posto de coordenação avançado também estará na praça com o projeto Defesa Civil Itinerante e os moradores do bairro poderão solicitar vistorias em imóveis e conhecer o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme Comunitário.

A Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro foi criada a partir do Decreto Municipal nº 1.496, de 06 de abril de 1978, devido à necessidade da criação de um órgão que pudesse prevenir a ocorrência de desastres ou minimizar seus efeitos.

Atualmente, a Defesa Civil Municipal é considerada uma das mais importantes e bem sucedidas em ações de adaptação e redução de risco de desastres, tornando o Rio referência como cidade resiliente. O órgão está à disposição da população 24 horas por dia nos telefones 199 ou 1746.

Fonte: Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro | Poder Executivo | Ano XXVIII | Nº 19 | Quinta-feira, 10 de abril de 2014. pág. 58.