13 março 2014

OFICINA DE INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA COM O SOFTWARE LIVRE QUANTUM GIS




A Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) realizará na próxima sexta-feira, dia 14/03, a capacitação da quarta turma no sistema de informação geográfica livre Quantum GIS*.


Tais capacitações são focadas na aplicação dos recursos de geotecnologia à realidade da Vigilância Ambiental em Saúde.

Este software permite facilitar a visualização de imagens de satélite, a edição dos mapas de territórios, de quadras, localização de múltiplos endereços, geração de raios de bloqueio, mapas temáticos e de calor (Kernel).

O público-alvo são os agentes de vigilância em saúde que atuam na atualização de quadras, na compatibilização dos territórios da estratégia de saúde da família e da vigilância em saúde, nos fatores de risco biológico e não-biológico no nível central ou localmente e, ainda, aqueles que possam de alguma forma aplicar essas tecnologias aos serviços de vigilância ambiental.

* O Quantum GIS (QGIS) é um Sistema de Informações Geográficas (SIG) de código aberto. Ele é licenciado sobre a Licença Pública Geral (GPL). Desenvolver o QGIS sobre esta licença significa que você pode inspecionar e modificar o código fonte, garante a você o acesso permanente ao aplicativo, livre de custos, podendo ser livremente modificado.