18 fevereiro 2014

IPP E DEFESA CIVIL LANÇAM SISTEMA QUE MAPEIA O ALERTA RIO



Segurança e precisão para a tomada de decisões. Essas são algumas das qualidades presentes no aplicativo Mapa Digital Alerta Rio lançado pelo Instituto Pereira Passos/UPP Social da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a Subsecretaria de Defesa Civil. A tecnologia hospedada no portal Armazém de Dados permite visualizar a distribuição espacial dos Pontos de Apoio, Sirenes e Estações Alerta Rio (GeoRio), que atendem as comunidades contempladas pelo Sistema de Alerta e Alarme Comunitário, projeto coordenado pela Subsecretaria de Defesa Civil e que tem por foco auxiliar as Ações de Redução de Riscos e Desastres relacionados às chuvas fortes e/ou prolongadas. “Ferramentas como estas são fundamentais para ajudar a cidade do Rio Janeiro a melhorar a integração e o atendimento aos moradores de favelas”, afirmou Eduarda La Rocque, presidente do IPP/UPP Social.

Todas as informações presentes no aplicativo são georreferenciados e disponibilizadas em cima do mapa base da Cidade do Rio. “No Mapa Alerta Rio é possível visualizar as ortofotos do Rio de Janeiro, consultando referências como pontos de apoio, sirenes, estações Alerta Rio, além de localizar endereços, desenhar; medir pontos; linhas; polígonos; textos; fora exportar imagens e imprimir”, explica Vânia Amorim, técnica da Gerência de Estudos Habitacionais do IPP, que trabalhou no desenvolvimento da tecnologia.

Além disso, o mapa contém informações sobre aeroportos, estações de metrô, delegacias policiais, corpo de Bombeiros, unidades de saúde municipais, estaduais e federais, escolas municipais, locais de referências, limites administrativos de bairros, Áreas de Planejamento (APs) e Regiões Administrativas (RAs), dados sobre hidrografia, edificações, praças e logradouros.


Sistema de Alerta e Alarme Comunitário:

O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário consiste em um conjunto de ações realizadas pela Prefeitura do Rio para evitar desastres provocados por chuvas fortes. Sirenes são instaladas em comunidades com alto risco de deslizamentos e equipes da Defesa Civil e do Alerta Rio monitoram as chuvas na cidade. Se identificarem que as chuvas chegaram a níveis críticos,com grande acumulado de água que pode provocar deslizamentos nestes locais, o Sistema de Alerta e Alarme é acionado diretamente do Centro de Operações Rio. Nessas ocasiões, os agentes e as lideranças locais recebem mensagens (torpedos) nos aparelhos celulares cedidos pela Prefeitura do Rio e orientam os moradores a se deslocarem de maneira organizada aos pontos de apoio. A Prefeitura da Cidade do Rio
de Janeiro tem papel fundamental na busca pela Redução do Risco de Desastres. Desta forma é necessária a manutenção, o fortalecimento e a implantação protocolos para tornar a cidade, cada vez mais, resiliente a chuvas fortes.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 18 fev. 2014 (edição de 18 fev. 2014)