04 fevereiro 2014

Clipping: SECRETARIA DE SAÚDE DO RIO COMEMORA REDUÇÃO NOS CASOS DE DENGUE; MAS ALERTA CONTINUA

Casa Abandonada na Praia da Guanabara no Bananal
tem caixa com água acumulada.
Foto: Luiz Ackermann / Extra
O balanço dos casos de dengue no primeiro mês do ano, na cidade do Rio de Janeiro, foi positivo, mas a prefeitura mantém alerta contra a doença. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, no último dia 27, houve uma redução drástica no número de casos registrados. Em janeiro de 2014, foram computados 193 casos, enquanto no mesmo mês do ano passado o número registrado foi de 3.930. Para o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, o resultado se deve à intensificação no combate aos focos do Aedes aegypti, mas ainda é preciso manter a atenção contra o mosquito transmissor da doença.

- A queda no número de casos da dengue pode ser atribuída ao constante trabalho de prevenção que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde e também à colaboração da população na eliminação dos criadouros. Apesar do resultado positivo, não podemos comemorar ou baixar a guarda contra o Aedes aegypti. A Secretaria e a população têm que se manter sempre em alerta, trabalhando juntas no combate permanente ao mosquito, eliminando focos e possíveis criadouros - ressaltou Dohmann.

Os bairros com mais casos registrados em janeiro foram Realengo e Bangu, com 16 e 15 ocorrências respectivamente. A Secretaria de Saúde informa que há um reforço na fiscalização planejado para os bairros com o maior número de casos e focos do mosquito, mas que é preciso ter atenção com todas as regiões da cidade. De acordo com a SMS, o município do Rio tem hoje 2.600 agentes de vigilância ambiental trabalhando exclusivamente no combate à dengue. Em 2013, ainda segundo a secretaria, mais de oito milhões de visitas de inspeção foram realizadas. Para agendar uma visita ou denunciar um foco de dengue, está disponível o telefone 1746.

Disponível em: <http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dengue/secretaria-de-saude-do-rio-comemora-reducao-nos-casos-de-dengue-mas-alerta-continua-11488047.html>. Acesso em 04 fev. 2014