28 janeiro 2014

PREFEITURA FORMA NOVOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DEFESA CIVIL

A Defesa Civil Municipal realiza nesta quarta-feira, 15 de janeiro, uma cerimônia de formatura de 23 agentes comunitários, que atuarão nos Núcleos de Defesa Civil (Nudec) dos bairros da Penha, Ilha do Governador, Ramos e adjacências na Zona Norte da cidade.

Os novos agentes já faziam parte do Programa Saúde na Família da Secretaria Municipal de Saúde e foram capacitados por técnicos da Defesa Civil para atuarem como multiplicadores e ajudarem aos moradores de suas localidades a agirem de forma preventiva em situações de riscos. Os objetivos são minimizar a possibilidade de desastres provocados por chuvas fortes e aumentar a resiliência nas comunidades onde vivem.

Durante o curso, os agentes receberam material educativo e aprenderam sobre a vulnerabilidade de sua comunidade, informações de primeiros socorros, elaboração de planos de contingência, educação ambiental, prevenção de incêndios e cuidados com lixo e vetores, além de economia doméstica e proteção familiar, entre outros. Desde a implantação do curso em 2010, 950 Núcleos Comunitários de Defesa Civil já foram formados e cerca de 5 mil pessoas treinadas.

Os formandos receberão certificado de conclusão do curso e kits de trabalho com lanternas, capas de chuva, apitos para alertarem os moradores em situações de risco e colete de identificação. A cerimônia acontecerá às 15 horas, na Clínica da Família Zilda Arns, que fica na Estrada do Itararé, 951, Complexo do Alemão.

Disponível em <http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil/exibeconteudo?id=4549067> Acesso em 28 jan. 2014