04 dezembro 2013

MEIO AMBIENTE PROMOVE O PRIMEIRO WORKSHOP SOBRE BALANÇO ENERGÉTICO

A Prefeitura do Rio de Janeiro promoverá na próxima quinta-feira, 5 de dezembro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SMAC, seu Primeiro Workshop sobre Balanço Energético, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, partir das 9 horas, a fim de divulgar as informações de produção, aquisição e uso de fontes de energia e o mapeamento de toda a cadeia energética do município, analisando a eficiência e as perdas de energia de cada setor.

O workshop faz parte do projeto de elaboração do Primeiro Balanço Energético da Cidade, iniciativa que está sendo executado pela Gerencia de Mudanças Climáticas da SMAC e COPPE/UFRJ, e contará com a presença de representantes de instituições da iniciativa pública, privada e também da sociedade civil, envolvidos com o tema.

O Rio de Janeiro, primeira cidade da América Latina a elaborar o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), tem como premissa, na atual gestão, o compromisso com o meio ambiente e o interesse em promover políticas públicas que fomentem a mobilização da Cidade para a redução de GEEs.

Nesse sentido, assumiu a meta ambiciosa de reduzir as emissões de GEEs em 16% até 2016 e em 20% até 2020. Para isso, captar informações e registros precisos sobre as ações de eficiência energéticas é fundamental para detectar com mais precisão as emissões e agir de maneira pontual nos setores menos eficientes.

Ainda no mês de dezembro a Prefeitura do Rio de Janeiro concluirá seu terceiro inventário de emissões de GEE dentro do novo padrão estabelecidas pelo World Resource Institute (WRI), C-40 e Banco Mundial que permitirá dados mais consistentes, precisos e comparáveis com outras megacidades.

A cidade do Rio de Janeiro será então a primeira megacidade do hemisfério Sul a apresentar esse novo inventário, seguindo as boas práticas utilizadas no setor e com reconhecimento de internacional.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 04 dez. 2013 (edição de 04 dez.. 2013)