19 novembro 2013

IPP CELEBRA DIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

O Instituto Pereira Passos (IPP) da Prefeitura do Rio de Janeiro realiza no dia 19 de Novembro o Dia dos Sistemas de Informação Geográfica, mundialmente conhecido por GISDay. Na ocasião serão apresentadas as ações do Instituto para a gestão e disseminação de informações geográficas, apontando como os profissionais da Prefeitura as utilizam para o cumprimento de suas funções. O evento também terá a apresentação dos sistemas de Gestão Fiscal e Avaliação Imobiliária que a Secretaria Municipal de Fazenda desenvolveu, além da demonstração do uso de aplicações de software livre acessando os serviços de mapas publicados pela PCRJ.
Iniciada em 1999 a iniciativa é voltada para a melhor compreensão da geografia e os usos dos Sistemas de Informação Geográfica. Responsável por apresentar os Mapas Digitais do Rio, Luiz Roberto Arueira, diretor de Informações da Cidade aponta que a relevância do evento está na formação de informações qualificadas e úteis para o futuro do Rio. “A importância para a sociedade se dá a partir do compartilhamento de conhecimento junto ao corpo técnico da Prefeitura e a publicação destas informações no Armazém de Dados, o portal de acesso às informações sobre a cidade”.

Os participantes e usuários de sistemas de informação geográfica terão a oportunidade de ter contato com aplicações reais que estão fazendo a diferença para o Rio de Janeiro, como, por exemplo, a apresentação sobre a nova Restituição cartográfica e a nova Ortofoto do Município do Rio, que será feita por Fabrício Fusco, geógrafo da Gerência de Cartografia da Diretoria de Informações da Cidade do IPP. A empresa Imagem, representante da Esri no Brasil, apresentará como são utilizados os softwares livres e os serviços de mapas publicados nos servidores da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

“As geotecnologias já estão presentes no dia-a-dia das pessoas e vivemos um novo momento: o do entendimento que a Inteligência Geográfica é a base dos projetos e não somente um conjunto de mapas ao final do trabalho. O GISDay celebra exatamente esse momento – os mapas e análises geográficas para a mudança de nossa sociedade – Vivendo Geografia!”, diz Abimael Cereda Junior, Gerente de Educação na Imagem.

O GISDay estará aberto ao público a partir das 14h e vai ocorrer no auditório do Instituto Pereira Passos, que fica na Rua Gago Coutinho, n° 52 - Laranjeiras - 1° andar. A entrada é franca e a quantidade de lugares disponível é limitada.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 19 nov. 2013 (edição de 19 nov. 2013)