04 novembro 2013

CAMPANHA RIO SEM RAIVA CHEGA À ZONA OESTE

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, no próximo sábado, dia 9 de novembro, a quarta etapa da campanha Rio Sem Raiva 2013, para imunizar cães e gatos contra a raiva animal. Os postos funcionarão das 8h às 17h. Em toda a campanha, que tem cinco etapas, a estimativa é vacinar mais de 600 mil animais. Cerca de mil postos fixos e móveis, incluindo em postos de saúde, escolas, associações de moradores e praças, estarão à disposição da população.

Nesta quarta etapa serão contemplados os seguintes bairros: Bangu, Vila Kennedy, Padre Miguel, Realengo, Magalhães Bastos, Deodoro, Senador Camará, Guilherme da Silveira, Santíssimo, Jabour, Sulacap, Jardim Sulacap, Campo Grande, Inhoaíba, Cosmos e Vasconcelos. Na região de Santa Cruz e bairros vizinhos, a vacinação ocorrerá na próxima etapa, em 30 de novembro.

Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.

Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado, daí a importância da vacinação. A doença tem grau de letalidade próximo a 100% e, no município do Rio, está controlada há 25 anos.

Os endereços dos postos de vacinação poderão ser consultados nos dias que antecedem cada etapa no site www.rio.rj.gov.br/web/sms ou pelo telefone
1746.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 04 nov. 2013 (edição de 04 nov. 2013)