30 outubro 2013

PREFEITURA PROMOVE AÇÕES DE COMBATE À DENGUE NOS CEMITÉRIOS


Com a proximidade do Dia de Finados, 2 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensifica as ações de combate à dengue nos 20 cemitérios da cidade do Rio de Janeiro. Mais de 170 agentes de vigilância em saúde participam da mobilização, que acontece a partir das 9h, nos dias 31 de outubro e 1° de novembro. Além da mobilização, agentes de vigilância em saúde estão atuando todos os dias desta semana nos cemitérios da cidade. A estratégia é reforçar o combate aos focos do mosquito no período do ano em que há maior movimento nos cemitérios.

As equipes irão identificar possíveis focos do Aedes aegypti e tratá-los com larvicida, além de eliminar criadouros do mosquito, usando, quando necessário, o fumacê portátil. Os agentes também vão disponibilizar cartazes e material educativo e orientar os funcionários. Assim como as borracharias e ferros-velhos, os cemitérios são considerados ambientes de grande acúmulo de materiais que podem conservar larvas do mosquito.

Flores artificiais e jarros, vasos ou pratos de plantas, canaletas nos beirais dos túmulos e desníveis podem servir como criadouros do Aedes aegypti. A SMS orienta que a população tenha cuidado redobrado com as homenagens feitas nos cemitérios no Dia de Finados, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Após o feriado, os agentes voltarão aos cemitérios para realizar varredura com eliminação de depósitos deixados sobre os túmulos.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 30 out. 2013 (edição de 30 out. 2013)