24 outubro 2013

CURSO AGENTES LOCAIS EM DESASTRES NATURAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Foi iniciada ontem (23), no CMS Milton Fontes Magarão,  a fase de multiplicação do Curso Agentes Locais em Desastres Naturais na cidade do Rio de Janeiro.

Este curso é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz e parceiros como a UFRJ, UFF, Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, com apoio da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Na primeira etapa do curso, que ocorreu entre junho e julho de 2013, foram formados 54 alunos, dos quais 15 foram da Cidade do Rio de Janeiro e que agora são multiplicadores dessa proposta.

Hoje, esses alunos formados recebem 90 alunos novos, profissionais da vigilância em saúde, com o objetivo de atuar na prevenção e primeiras respostas a desastres naturais na cidade, como enchentes e deslizamentos de terra causados por fortes  chuvas.

A meta final é formar 360 alunos em 4 municípios - Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo - e validar metodologia educativa, bem como o material didático produzido.

Na formação inicial, as quatros cidades envolvidas estavam representadas por profissionais da ponta. Das quatro cidades envolvidas, o Rio foi a primeira a iniciar a formação de seus quadros já com a nova metodologia construída.