03 outubro 2013

COMBATE À DENGUE CONTABILIZA SEIS MILHÕES DE VISITAS DE INSPEÇÃO

O combate à dengue na cidade não para de crescer. De janeiro a setembro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de seis milhões de visitas de inspeção a imóveis em busca de possíveis focos do Aedes aegypti. O número já representa 80% do total de inspeções realizadas em todo o ano de 2012. Em 10 meses, os agentes de vigilância em saúde estiveram em exatos 6.091.875 locais, eliminando 867.941 criadouros do mosquito. Ao todo, 2.805.353 depósitos foram tratados.

Além das visitas de inspeção, as atividades de controle vetorial são desenvolvidas pela SMS em períodos pré-estabelecidos em 440 pontos estratégicos (cemitérios, estádios, ferros velhos). Também são realizados atendimentos especiais em locais específicos e em resposta às solicitações feitas pelo 1746.

É sempre bom lembrar que a população é a maior aliada na luta contra a dengue e que cada cidadão deve fazer sua parte, mantendo os quintais de suas casas limpos e eliminando possíveis criadouros do mosquito.

Larvas do mosquito transmissor da dengue
Confira algumas dicas: descarte ou coloque terra nos pratinhos sob os vasos de plantas; fure latas antes de jogar fora, para não acumular água; guarde garrafas com a boca para baixo; mantenha tampados caixas d'água, poços ou cisternas; lave os bebedouros dos animais esfregando o fundo; guarde pneus velhos em lugares cobertos, para evitar o acúmulo de água.