01 outubro 2013

CAMPANHA RIO SEM RAIVA NA ZONA NORTE, BARRA E JACAREPAGUÁ

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, 5 de outubro, a terceira etapa da campanha Rio Sem Raiva 2013, que imunizará cães e gatos contra a raiva animal. Nesta fase, os postos de vacinação funcionarão nos bairros de Madureira, Turiaçu, Osvaldo Cruz, Bento Ribeiro, Marechal Hermes, Honório Gurgel, Cavalcante, Engenheiro Leal, Quintino, Piedade, Cascadura, Campinho, Praça Seca, Mato Alto, Vila Valqueire, Guadalupe, Deodoro, Barros Filho, Coelho Neto, Fazenda Botafogo, Acari, Costa Barros, Ricardo de Albuquerque, Anchieta, Pavuna, Mariópolis, Parque Anchieta, Tanque, Pechincha, Taquara, Cidade de Deus, Freguesia, Anil, Santa Maria, Curicica, Muzema, Itanhangá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Camorim, Vargem Grande, Vargem Pequena, Gardênia Azul, Rio das Pedras.

Os postos funcionarão das 8h às 17h e serão montados em escolas municipais, postos de saúde, associações de moradores, clubes e agremiações localizados em comunidades. A campanha terá ao todo cinco etapas, cada uma contemplando regiões diferentes da cidade. A estimativa é vacinar mais de 600 mil animais em cerca de mil postos distribuídos por toda a cidade. O local mais próximo para levar o animal ao posto de vacinação pode ser conferido pelo telefone 1746 ou pelo site da Secretaria Municipal de Saúde: www.rio.rj.gov.br/web/sms

Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem surgir por cerca de 36 horas após a aplicação.

Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, doença que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. Daí a importância da vacinação. A doença tem grau de letalidade próximo a 100% e, no município do Rio, está controlada há 25 anos.
As próximas etapas da campanha Rio Sem Raiva 2013 acontecerão em 9 e 30 de novembro com alcance em toda a cidade.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 1º ago. 2013 (edição de 1º ago. 2013)