07 agosto 2013

Clipping: VÍDEO MICROSCÓPICO MOSTRA PICADA DE MOSQUITO POR DENTRO DA PELE; ASSISTA

Imagens revelam mosquito procurando e sugando sangue de vaso.
Bicho mais jovem tem mais agilidade para vasculhar pelo alimento.


Pesquisadores do Instituto Pasteur, em Paris, usaram a tecnologia de microscopia com vídeo para observar em detalhe como um tipo de mosquito transmissor da malária,  Anopheles gambiae, faz para sugar o sangue de mamíferos (neste caso, camundongos).

Eles verificaram que a probóscide (a “tromba” que o inseto usa para perfurar a pele) se movimenta de forma ágil dentro da pele para procurar os vasos sanguíneos. Eles notaram ainda que insetos mais velhos demoram mais a achar o sangue para sugá-lo, o que pode aumentar seu efeito contaminador, caso o inseto esteja infectado por algum protozoário, como o causador da malária.

Como foram usados mosquitos infectados e não infectados por protozoários Plasmodium berghei, os cientistas viram que há diferenças de comportamento entre eles – os infectados tendem a vaculhar mais com a probóscide.

Imagens dos vídeos feitos pelos pesquisadores mostram diferentes estágios de picadas de mosquitos (Foto: Divulgação/ PLoS One /Choumet et al)

Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/08/video-microscopico-mostra-picada-de-mosquito-por-dentro-da-pele-assista.html>.Acesso em: 07 ago. 2013