01 julho 2013

PREFEITURA PROMOVE UMA SÉRIE DE ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DE REDUÇÃO DE RISCO DE DESASTRES

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da  Defesa Civil, promove a partir desta segunda-feira, 1° julho, diversas atividades voltadas para o Dia Municipal de Redução de Risco de Desastres, celebrado no domingo 7 de julho. O objetivo da semana é conscientizar a população sobre as possíveis causas de desastres e situações de riscos. Durante a semana, haverá seminário, mutirão para vistoriar imóveis, ações educativas, além de um grande simulado de desocupação que acontecerá simultaneamente em 21 comunidades.

Hoje, a partir das 13h, começa o Seminário Internacional de Redução de Riscos de Desastres da Cidade do Rio de Janeiro, que acontecerá diariamente, na sede da Defesa Civil Municipal, em Vila Isabel. Um dos palestrantes será David Stevens, representante do Centro de Excelência para Redução do Risco de Desastres da ONU, que falará sobre a Estratégia Internacional de Redução do Risco de Desastres. O engenheiro apoiou atividades de redução de risco de desastres e ações de emergências e resposta humanitária, com organizações nacionais de gerenciamento de desastres em mais de 50 países.

Ao longo da semana, engenheiros da Defesa Civil com o apoio de profissionais das secretarias de Urbanismo, Habitação e Fazenda, além da Procuradoria Geral do Município, Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e Subprefeitura do Centro farão um mutirão para eliminar riscos de desabamentos em sete casarões abandonados ou em mau estado de conservação na região do Centro da cidade. Técnicos da Coordenadoria de Operações Especiais da Secretaria de Conservação realizarão os reparos necessários e farão a retirada do reboco e de todo o material que ameace cair, garantindo a segurança da população carioca.

Encerrando as atividades, no dia 7 de julho, haverá um exercício simulado de desocupação simultaneamente em 21 comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. Moradores de 1.470 residências, localizadas em áreas risco de deslizamentos, nas 
comunidades Nova Divineia, Parque João Paulo II, JK, Mineira, Ocidental Fallet, Santa Alexandrina, Santos Rodrigues, Guaiba, Vila Pequeri, Parque Proletário Grotão, R. Frei Gaspar, R. Mira, Caracol, Fazenda Catete, Cantagalo, Ladeira dos Tabajaras, Guararapes, Pavão/Pavãozinho, Comunidade Luiz Souto e Quiririm, participarão do exercício.

Mais informações no site: http://www0.rio.rj.gov.br/defesacivil/.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 1º jul. 2013 (edição de 1º jul. 2013)