05 julho 2013

DEFESA CIVIL REALIZA EXERCÍCIO SIMULADO DE DESOCUPAÇÃO EM 21 COMUNIDADES

No próximo domingo, 7 de julho, Dia Municipal de Redução de Risco de Desastres, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Defesa Civil, realiza exercício simulado de desocupação em 21 comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. A ação que faz parte do encerramento da semana de atividades comemorativas será realizada simultaneamente em comunidades localizadas nos bairros do Andaraí, Grajaú, Santa Teresa, Rio Comprido, Brás de Pina, Penha, Penha Circular, Olaria, Ipanema, Botafogo, Cosme Velho, Copacabana, Praça Seca e Catumbi.

Moradores de 1.580 residências de áreas de risco dessas comunidades participarão do exercício. Cerca de 450 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil, agentes comunitários e voluntários, irão orientar a população no acesso aos pontos seguros. Quando as 28 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme forem acionadas, os moradores deverão deixar suas casas e se dirigir a um dos 41 pontos de apoio pré-definidos pela Prefeitura em cada região. Haverá sinalização específica indicando as rotas.

O exercício simula uma situação que pode acontecer em caso de ocorrências de chuvas. Nessas ocasiões, a comunicação com os agentes e as lideranças das comunidades é feita por meio de SMS (torpedos) para aparelhos celulares cedidos pela Prefeitura. Todas as comunidades que possuem o sistema contam com representantes treinados para o uso dos aparelhos.

Os agentes e líderes comunitários recebem também um relatório fotográfico da sua área e uma cartilha com orientações. Os moradores das áreas também ganham material educativo para orientá-los e familiarizá-los sobre o funcionamento do sistema.

Em maio de 2012, 18 comunidades participaram do primeiro exercício simulado que aconteceu simultaneamente.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 05 jul. 2013 (edição de 05 jul. 2013)