05 junho 2013

PREFEITURA DO RIO E COMLURB ANUNCIAM AMPLIAÇÃO DA COLETA SELETIVA NA CIDADE E APRESENTAM PRIMEIRO CAMINHÃO HÍBRIDO DE COLETA DOMICILIAR

Caminhão híbrido:
redução de emissão de gases e economia de combustível
A Prefeitura do Rio e a Comlurb apresentaram na manhã desta quarta-feira, 05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente, as ações do programa de ampliação de Coleta Seletiva, que inclui aumento da frota e do número de garis exclusivos para o serviço. A cerimônia, que aconteceu no Parque do Flamengo, contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do Presidente da Comlurb Vinicius Roriz, do Secretário Municipal de Conservação Marcus Belchior e do Secretário Municipal do Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz, dentre outras autoridades. O evento contou ainda com a atriz Isabel Fillardis, como mestre de cerimônia. 


Toda equipe da coleta seletiva reunida
Com a ampliação da frota, foram contratados mais garis, totalizando um efetivo de 144 profissionais para trabalhar em dois turnos, nos 24 caminhões que farão exclusivamente o serviço de coleta seletiva. A novidade é que 85% desses novos garis são mulheres, onde até então só homens atuavam, fator destacado por Vinicius Roriz. “Essa situação não foi mero acaso. Optamos por garis mulheres, porque o resíduo da coleta seletiva é mais leve do que o da coleta domiciliar. E até pela sensibilidade, por ser uma coleta que exige maior orientação e um contato mais próximo com o morador”, disse o presidente. 

Cerimônia de apresentação com autoridades
A meta é atingir 5% da coleta dos materiais potencialmente recicláveis do município até o final do ano e 25% até 2016. No evento, a Comlurb apresentou o primeiro caminhão híbrido de coleta domiciliar da cidade, em parceria com a MAN America Latina/Volkswagen. Utilizado na limpeza urbana em Nova York, o veículo reduz emissão de gases e economiza combustível.

O prefeito com as garis da coleta seletiva