10 maio 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SERÁ PRORROGADA ATÉ DIA 17 DE MAIO

Um dia antes do fim da campanha, a cidade do Rio de Janeiro cumpriu a meta de imunização na campanha de vacinação contra a gripe, iniciada no dia 15 de abril: 80% dos integrantes dos grupos prioritários – crianças de seis a 23 meses, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto e profissionais da saúde.

Embora tenha atingido a meta, a Secretaria Municipal de Saúde vai prorrogar a vacinação até o dia 17, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde. Os postos de saúde e clínicas da família permanecerão abertos para imunizar quem ainda não tomou a vacina.

Desde o dia 15 de abril, foram imunizadas mais de 1.209 milhão de pessoas em toda a cidade. As unidades que mais vacinaram foram o Centro Municipal de Saúde (CMS) João Barros Barreto, em Copacabana, o CMS Heitor Beltrão, na Tijuca, e o CMS Jorge Saldanha Bandeira de Mello, em Jacarepaguá.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS) e é a melhor forma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos por doenças graves associadas à gripe.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 10 maio 2013 (edição de 10 maio 2013)