04 abril 2013

ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE EXERCÍCIO SIMULADO DA DEFESA CIVIL

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Defesa Civil Municipal, realiza nos dias 4 e 5 de abril, exercício simulado de Alerta e Alarme para chuvas fortes, feito exclusivamente para escolas. A ação, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, será realizada nas escolas municipais Mario de Andrade, em Vila Isabel, e Maria Leopoldina, na Glória. O objetivo é realizar simulados com os alunos de escolas da rede municipal de ensino, próximas às áreas que possuem o sistema de alerta. Além de orientar os estudantes em relação aos procedimentos em casos de chuvas fortes, a atividade forma multiplicadores dentro das próprias comunidades. A Defesa Civil montará na escola tendas que funcionarão como os pontos de apoio em uma situação real. Cerca de 570 pessoas, entre alunos, professores, agentes comunitários de saúde e de defesa civil, além de voluntários, estarão envolvidas na atividade. 

A ação contará com a participação das turmas do 1º ao 4º ano, que serão as famílias que devem sair de suas residências; e de alunos do 5º ano, que farão o papel dos agentes da defesa civil e da assistência social, orientando as crianças menores. No exercício, as crianças deverão pegar seus kits (com remédios e documentos) e se dirigir para os pontos de apoio, que foram devidamente sinalizados pela Defesa Civil.

Os participantes receberão orientações sobre o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes, esclarecendo sobre os riscos geológicos das comunidades onde vivem, sobre os pontos de apoio e onde estão instaladas as sirenes. Também serão explicados os protocolos para o acionamento das sirenes, incluindo a previsão do tempo, o SMS (torpedo) de alerta e os níveis dos pluviômetros também instalados nas comunidades.

As atividades acontecem em dois turnos, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. No dia 4, o treinamento acontece na Escola Municipal Mário de Andrade, que fica na Rua Joubert de Carvalho, s/n°, em Vila Isabel e no dia 5 serão treinados os alunos da Escola Municipal Maria Leopoldina, na Rua Santo Amaro, n° 133, Glória.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 04 abr. 2013 (edição de 04 abr. 2013)