19 abril 2013

DIA MUNDIAL DA SAÚDE REÚNE MILHARES DE PESSOAS NO PARQUE MADUREIRA

O evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para comemorar o Dia Mundial da Saúde levou milhares de pessoas ao Parque Madureira no dia 7 de abril. O slogan deste ano foi “Viver com saúde é uma grande vitória”, referindo-se aos grandes eventos esportivos que a cidade irá receber nos próximos anos. No local, foram realizadas diversas atividades educativas, culturais e esportivas. Por todo o parque, encontravam-se também diversas tendas onde os visitantes puderam tirar dúvidas e receber dicas de como levar uma vida saudável. 


O tema do Dia Mundial da Saúde este ano foi “Hipertensão Arterial”. Em uma das tendas, profi ssionais da saúde realizavam exames para verifi car a pressão e orientavam as pessoas a respeito da prevenção de infartos, ressaltando a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável. Nas outras tendas, os visitantes puderam participar de oficinas de temperos naturais, prato saudável e plantas medicinais, além de serem orientados acerca dos malefícios do fumo com grupos de apoio contra o tabagismo; da saúde bucal e da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da dengue. Nesta última, uma maquete ilustrava o certo e o errado nas casas quanto à prevenção da doença. Quem compareceu ao evento também recebeu panfl etos com todas essas orientações, garrafas de água, preservativos e kits com itens de higiene. 

A Nave do Conhecimento do parque também promoveu atividades relacionadas à data. Uma delas foi a exibição do documentário “Vamos Comer”, seguida de debate. O público pôde ainda conhecer e utilizar aplicativos com temas relacionados à saúde e ao corpo humano. O Dia Mundial da Saúde contou com a presença de cerca de 12.370 pessoas, dentre elas, 3.200 alunos do programa Academia Carioca, 400 profi ssionais, 300 envolvidos em todas as apresentações e 8.470 visitantes. 





Fonte: ASCOM