04 abril 2013

DIA MUNDIAL DA SAÚDE LEVA AÇÕES EDUCATIVAS E SERVIÇOS AO PARQUE MADUREIRA

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove um grande evento para marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado no domingo, dia 7 de abril. As atividades acontecem das 9h às 13h, no Parque Madureira, na Rua Soares Caldeira, 115. 

No parque, haverá atividades para toda a família, como caminhada, passeio ciclístico, alongamento, ginástica livre, dança, ginástica olímpica, capoeira, jongo e samba de roda, circuito psicomotor, ciranda, jogos infantis, artes marciais e ginástica oriental. Também haverá profissionais realizando reflexologia, auriculoterapia, shantala e shiatsu. 

Em tendas montadas em quase toda a área do parque, os visitantes poderão participar de oficinas de temperos naturais, prato saudável e plantas medicinais, além de receber dicas para uma alimentação mais saudável. Profissionais de saúde vão tirar dúvidas e dar orientações de promoção da saúde, como a importância da prática regular de atividade física e os malefícios do fumo com grupos de apoio ao tabagismo; equipe de saúde bucal com escovário; prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e da dengue.

Para animar as atividades haverá apresentação dos ritmistas das escolas de samba Portela e Império Serrano e, durante toda a manhã, acontecerão apresentações no palco do local. Os grupos Loucura Suburbana, dança das crianças do Morro da Fé, Pirou na Cena, dança charme de Madureira e Jongo da Serrinha estão entre as atrações. 

Ainda no palco, serão apresentadas atividades artísticas circenses e o coral Estrelas da Melhor Idade mostra seu repertório. As alunas de  Ginástica Rítmica e o grupo de Dança e Samba do Núcleo da Pessoa com Deficiência da Vila Olímpica de Honório Gurgel serão outras atrações do espaço, além da roda de capoeira dos alunos do projeto Atitude Saudável do Centro Municipal de Saúde (CMS) Sylvio Brauner. 

Quem passar pelo Parque Madureira também poderá participar de oficinas de grafitagem, reaproveitamento de jornal e pet e de percussão. Haverá exposição de trabalhos escolares relacionados ao Dia Mundial da Saúde e profissionais de saúde do CMS Dr. Nascimento Gurgel apresentarão a paródia “Carmen e Miranda” sobre tabagismo. Será confeccionada ao ar livre uma tela em grafite sobre promoção da saúde. 
O evento acontece em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Esportes e Lazer, de Meio Ambiente, Especial de Ciência e Tecnologia e da Pessoa com Deficiência; coma a Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual; a Defesa Civil; a Guarda Municipal e o Conselho Municipal e Distrital de Saúde. Também apoiam a atividade o Ministério da Saúde, o Inca, a Cedae, o Conselho Regional de Nutrição, a Aliança de Controle do Tabagismo BR, Serviço Social do Comércio, Capoeira Mestre Columa, Dança Charme e CIA de Madureira, Unicirco e Colgate - Palmolive Company.  

CONVITE