04 março 2013

NOVA CAMPANHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza o Projeto Areia Carioca que monitora a qualidade das areias de 35 praias da Cidade.

Os resultados de 2012 apontaram um grande número de praias classificadas com areia “não recomendadas”, dentre elas a Praia de Ipanema, no ponto da Maria Quitéria, em que em 70% das análises foi constatada a presença acentuada de fezes de animais e lixo. Já a Praia de Ramos por não ser frequentada, foi considerada “ótima” em quase 90% do ano passado. Isso demonstra que os frequentadores não estão cuidando adequadamente das praias e que o comportamento dos banhistas reflete na boa qualidade das praias.Por esta razão, uma grande ação de Educação Ambiental, o “Rio Praia Linda” vai levar às praias, no mês que vem, começando por Copacabana, uma nova ação reformulada e direcionada às crianças, sempre nos finais de semana. A campanha vai apresentar a Maria-Farinha, o Zeca Tatuí e o Besourinho da praia, como os personagens do “bem” e representando o lado “mau”, o João Sujão, a Quadrilha de Pombos e os donos de cães, desenvolvidos pelo designer Marcos Aranha.

Os “amigos da praia” levarão as crianças a analisarem situações cotidianas nas areias, representadas num grande tapete, e guiadas por agentes ambientais, aprenderão o que são atitudes saudáveis e corretas nas praias. As crianças que participarão do jogo ganharão um brinde dos personagens.

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 04 mar. 2013 (edição de 04 mar. 2013)