04 março 2013

RIO-ÁGUAS CONSTRÓI MAIS DOIS RESERVATÓRIOS CONTRA ENCHENTES NA GRANDE TIJUCA

A Prefeitura do Rio avança nas obras de controle de enchentes na região da Grande Tijuca e inicia mais uma etapa importante do trabalho na Bacia do Canal do Mangue, a partir desta segunda-feira, com a construção de mais dois reservatórios: nas praças Varnhagen e Niterói. O projeto prevê a implantação de cinco reservatórios e desvio do Rio Joana, além de outras intervenções, que vão livrar a região das históricas inundações que há um século causam transtornos aos cariocas. Os investimentos são de R$ 292 milhões, compartilhados entre governo federal e município.

Nesta etapa, começam a sair do papel reservatórios de 75 milhões de litros de capacidade, na Praça Niterói, e de 45 milhões de litros, na Praça Varnhagen. O primeiro captará águas excedentes do Rio Joana e Maracanã, e outro servirá para amortecer as vazões extras também do Rio Maracanã. Os equipamentos serão construídos sob as praças, que serão revitalizadas após as intervenções. A Praça Niterói receberá uma nova quadra poliesportiva e outra de futebol infantil, além de uma academia da terceira idade. A Praça Varnhagen, principal pólo gastronômico da Tijuca, ganhará um chafariz e mais opções de lazer.

O reservatório da Praça da Bandeira tem 70% das obras executadas e será entregue em abril deste ano. Este é o menor dos cinco com 25 metros de profundidade e capacidade para reservar 18 milhões de litros das águas da microdrenagem local. Os “piscinões” servirão para amortecer a água da chuva de eventos intensos, acumulando os volumes e amortecendo os picos das vazões, evitando transbordamento dos rios. 

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 04 mar. 2013 (edição de 04 mar. 2013)