21 março 2013

DENGUE EM FOCO

Erick Grigorovski é
programador visual de vídeos e,
atualmente, gerente da arte da MultiRio
 
Desde o início do mês, a MultiRio vem divulgando cinco novas peças educativas que tem como temas principais a prevenção e os cuidados diários contra a dengue. A campanha, que pode ser vista no canal 14 da NET, na Band, na Web TV e na Web Rádio, conta ainda com um jogo de tabuleiro para crianças, em que as regras são baseadas nas ações necessárias para se combater a propagação do mosquito. A proposta é informar a população de um jeito leve, o que geralmente é uma das diretrizes da comunicação da MultiRio.

Um dos responsáveis pelo trabalho desta área, incluindo a identidade visual dos programas do canal, é o gerente de arte Erick Grigorovski. Desde 2002 na MultiRio, Erick trabalha conceituando graficamente e, às vezes, roteirizando as campanhas. Segundo ele, um forte diferencial neste tipo de criação é a linguagem utilizada: "eu realmente acredito que informações, conteúdos, possam ser passados de uma forma bem irreverente e sem a ‘cara' de cartilha. Temos sempre esse norte quando somos chamados pra conceituar alguma campanha. Minha motivação é contar histórias e passar a mensagem de um jeito fácil".

Em relação aos desafios desta forma de comunicar, Erick conta que a maior dificuldade é fazer as pessoas refletirem sobre as suas ações. “A dengue representa uma daquelas situações em que a população precisa agir de forma cooperativa, não basta você se precaver e fazer todas as ações corretas se seu vizinho não colabora. Por isso, a importância de estar sempre repetindo, reforçando o valor do individual para esse combate. Se isso entrar na cabeça do sujeito, que ele tem papel fundamental na história e que ele é MAIS um, conseguimos ter um todo forte e cooperativo. Mas a primeira ação é individual, e essa atitude é fundamental em todas as questões que envolvem cidadania. Para nós da criação, o desafio é tentar tocar as pessoas com nossas pequenas ‘historinhas’, e fazê-las refletir suas atitudes. Esse é um trabalho importante!”

Como foi dito, a MultiRio procura divulgar assuntos, como a dengue, de uma maneira leve e eficiente. Em uma campanha anterior, por exemplo, a luta da cidade contra a doença se transformou em um jogo de futebol. De um lado estava o time da cidadania e, do outro, o da dengue (com os mosquitos), e as informações eram passadas no meio da narração do jogo. Já na campanha atual, Erick conta que a ideia foi transformar o mosquito em personagem de filmes de terror/humor, sendo que ele tem um jeito de falar engraçado, mas que sempre se dá mal (confira os vídeos no fim da matéria).

Para finalizar, Erick resume o sentimento proporcionado pelo trabalho da sua equipe: “ver o conjunto das peças prontas, sonorizadas e no ar, dá bastante prazer. Posso dizer que temos uma equipe empolgada por bons projetos, que adora a parte da criação, contar histórias. Torcemos muito por oportunidades de mostrar nosso trabalho e, com isso, tentar fazer a diferença na vida de algumas pessoas”.
Disponível em <http://www.rio.rj.gov.br/web/portaldoservidor/exibeconteudo?article-id=3678118> acesso em 21 mar. 2013