08 outubro 2012

WORKSHOP EM RECIFE VAI DEBATER O CONTROLE DE INSETOS TRANSMISSORES DE DOENÇAS TROPICAIS

O uso de mosquitos transgênicos no controle da dengue, os efeitos do aquecimento global na dispersão de doenças transmitidas por vetores e os aspectos da interação entre vetor e patógeno. Esses são alguns dos temas que serão discutidos no Workshop de Genética e Biologia Molecular de Insetos Vetores de Doenças Tropicais (Entomol), que ocorrerá de 22 a 26 deste mês, em Recife. O objetivo é atualizar profissionais e integrar grupos de pesquisas que estudam a genética, a biologia molecular e o controle de insetos vetores de doenças tropicais, como dengue, leishmaniose, filariose, doença de Chagas e malária, patologias ainda presentes no Brasil. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

O Entomol contará com a presença de 35 palestrantes de várias instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Os interessados em participar do evento também podem se inscrever no Curso de Bioinformática Aplicada ao Estudo de Insetos Vetores de Doenças Tropicais, capacitação associada ao evento, programada para o período de 15 a 19 de outubro. Para participar da seleção para o curso é necessário enviar currículo lattes e carta de intenção para o e-mail entomol5@cpqam.fiocruz.br, com cópia para vqbalbino@gmail.com. São oferecidas 20 vagas.

A 5º edição do Workshop de Genética e Biologia Molecular de Insetos Vetores de Doenças Tropicais é promovida pela Fiocruz Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 

Disponível em: <http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/workshop-em-recife-vai-debater-o-controle-de-insetos-transmissores-de-doen%C3%A7as-tropicais>. Acesso em 08 out. 2012