02 outubro 2012

TEIAS-MANGUINHOS: SEMINÁRIO AVALIA TRÊS ANOS DE ATUAÇÃO

Nos dias 3 e 4 de outubro, será realizado, na ENSP, o seminário Inovação em Atenção Primária à Saúde - um balanço do Programa Território-Escola Manguinhos. O objetivo do encontro é promover uma reflexão crítica dos resultados alcançados em três anos de implementação desta iniciativa, tendo como foco os principais desafios da Atenção Primária à Saúde (APS) para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Este seminário também conta com a realização de um Centro de Estudos, no dia 3/10, às 14 horas, sobre o tema. Todos os dias do seminário serão transmitidos via web. O evento será aberto ao público e não é necessário fazer inscrição prévia.

O Programa Território-Escola de Manguinhos é uma iniciativa de cooperação técnica entre a ENSP e o governo municipal do Rio de Janeiro (SUBPAV/SMSDC), que engloba, entre outras ações, a cogestão da saúde no território de Manguinhos. Desde sua criação, o programa assumiu a responsabilidade da gestão direta da Atenção Primária em Saúde (APS) à população residente no território, seguindo o modelo da Estratégia de Saúde da Família. 

Desde então, atua, ainda, na construção de um modelo participativo de gestão da saúde como caminho para a promoção da saúde, de ações intersetoriais e ambientes saudáveis. Segundo a organização do evento, em quase três anos de trabalho, muitos desafios surgiram, questões foram sistematizadas e soluções desenvolvidas. Porém, muitas perguntas ainda permanecem. É preciso, então, promover um balanço do processo.

O encontro é voltado para dirigentes e profissionais da ENSP, da Fiocruz; da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e do Programa Teias-Escola Manguinhos. Além disso, também são esperados dirigentes e técnicos do SUS, Ministério da Saúde, conselheiros do Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos e outros conselhos locais e municipais de saúde, organizações sociais e comunidade de Manguinhos.

A programação conta com quatro painéis que abordarão os seguintes temas: Informação em Saúde: elemento estratégico para organização do serviço e ação integrada no território,Promoção da Saúde e o desafio da intersetorialidade, Acesso e qualidade na saúde da família em Manguinhos e ainda um Ceensp sobre, cujo tema será Território Escola-Manguinhos: todos somos aprendizes!

Disponível em: <http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/31033>.Acesso em: 02 out. 2012