24 outubro 2012

Clipping: ESCOLA CORA CORALINA DE CACOAL É PREMIADA PELA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

A Escola Estadual Cora Coralina, de Cacoal, participará do evento de premiação nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OSMA), que será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro. Representarão a escola, a professora Viviane Briekowiec de Oliveira e a aluna Shuianny Carvalho Viguini, estudante do 1º ano do Ensino Médio.



O Projeto “Cacoal contra a Dengue”, desenvolvido pela Escola Estadual Cora Coralina desde 2010, foi escolhido pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) por ser um projeto que integra saúde e meio ambiente. Além do apoio da SEDUC, a Escola contou ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Cacoal, através das Secretarias do Meio Ambiente, Saúde e Agricultura.

Sobre o projeto
O objetivo do projeto é realizar campanhas de conscientização e combate da dengue a partir do controle biológico do mosquito Aedes aegypti, utilizando a Crotalária, uma espécie de planta leguminosa que tem a capacidade de atrair as libélulas que também depositam seus ovos em água parada. Entretanto, as larvas das libélulas se alimentam das larvas do mosquito Aedes, realizando assim, o controle biológico da dengue.

Os alunos e os parceiros fizeram o trabalho de sensibilização e conscientização dos cidadãos cacoalenses, por meio de passeata e trabalho de campo, falando da importância de manter o controle e os cuidados com a Dengue.

Foram distribuídas mudas e sementes de Crotalária Juncea para a população, a fim de serem plantadas em terrenos baldios, áreas públicas, quintais e vasos, alertando a população de que o plantio da crotalária não dispensa os cuidados de cada morador com o seu lixo, plantas, caixa d’água, calhas, lonas e pneus. 

Disponível em <http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=286224&codDep=26>. Acesso: 24 out. 2012