10 setembro 2012

SMSDC REALIZA ÚLTIMA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA ANIMAL

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) promove sábado, dia 22 de setembro, a última etapa da campanha “Rio Sem Raiva 2012”. A iniciativa tem como objetivo manter o controle da raiva animal. A campanha foi realizada em cinco etapas, para atender todos os bairros da cidade.

Na ultima etapa da campanha, a meta é vacinar 26 mil cães e gatos em mais de 180 pontos de vacinação, distribuídos pelos bairros: Saúde, Gamboa, Caju, Santo Cristo, Portuária, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova, Estácio, Santa Tereza, Mangueira, Benfica, São Cristóvão, Praça da Bandeira, Tijuca, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Ilha do Governador, Botafogo, Copacabana, Flamengo, Humaitá, Ipanema, Gávea, Leblon, Laranjeiras, Jardim Botânico, Glória, Rocinha, Urca e Vidigal.

Na hora de levar o animal de estimação para vacinar, deve-se tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia, e os gatos, devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que têm temperamento agressivo devem estar com focinheira. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado.

Até o momento foram vacinados aproximadamente 350 mil cães e gatos. A vacina usada é a Rabisni-i, produzida pelo laboratório Merial. Até o momento não foi notificada qualquer reação adversa nos animais.

Para obter o endereço dos locais de vacinação, que vão funcionar das 8h às 17h, e tirar dúvidas, os donos de animais devem ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746 ou clique aqui.