04 maio 2012

PREFEITURA PROMOVE 10º CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA

Evento reúne profissionais para discutir atuação na implantação  do Sistema Único de Saúde

Em sua 10ª edição, o Congresso Internacional da Rede Unida vai reunir mais de oito mil participantes, entre os dias 6 e 9 de maio, no Centro de Convenções SulAmerica, na Cidade Nova. O evento terá como tema central “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”. Em rodas de conversa e debate, audiências públicas, projeções, apresentações de trabalhos, intervenções, feira-exposição, fóruns, tendas e até uma exposição, “A Saúde fazendo Arte”, o congresso pretende discutir e propor novos cenários para o fortalecimento da atuação dos trabalhadores na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes territórios.

O objetivo é contribuir com os processos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais da área da saúde, na transformação do modelo de atenção à saúde e na consolidação dos princípios e diretrizes do SUS.

O congresso acontece articuladamente com o 2º Fórum Latino-americano de Gestores e Trabalhadores de Atenção Básica / Primária em Saúde; o 2º Fórum Latino-americano de Participação Social em Saúde, Políticas Públicas e Educação Cidadã e o 3º Fórum Latino-americano de Educação na Saúde. O 1º Fórum Latino-americano de Agentes Comunitários de Saúde e o Seminário Internacional Rotas Críticas IV são outros destaques da extensa programação.

O Centro de Convenções SulAmérica fica na Avenida Paulo de Frontin, Cidade Nova.

O 10º Congresso Internacional da Rede Unida acontece de 06 a 09 de maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, e

A “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano” é o temário central da 10ª edição do Congresso, que busca retomar a história da Rede Unida, sua contribuição no cenário da educação na saúde e seu protagonismo nas mudanças na formação das profissões da saúde dos últimos anos, assim como discutir e propor novos cenários para o fortalecimento da atuação dos trabalhadores na implementação do SUS em diferentes territórios.

O conceito central para esta edição do Congresso é o de uma rede de encontros, com diferentes atores dos mais diversos vínculos compartilhando experiências, operando iniciativas de educação permanente, identificando novas perspectivas de atuação, avaliando a implementação de políticas e fortalecendo-se para a atuação em novos cenários de mudança na formação.
Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 04 maio 2012 (edição de 04 maio 2012)