31 maio 2012

PREFEITURA INVESTE EM CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES E LANÇA O PROGRAMA “LÍDERES CARIOCAS”

Grupo de funcionários será preparado para exercer cargos de liderança na administração pública

Em uma iniciativa inédita no poder público, a Prefeitura do Rio lançou na manhã desta quarta-feira, dia 30, o programa Líderes Cariocas, focado em formar um time de elite entre os servidores municipais. A ideia é aplicar na prefeitura as melhores práticas internacionais na gestão de pessoas e encontrar talentos entre os servidores. 

Elaborado em parceria com Hay Group (uma das maiores empresas de RH do mundo) e o Coppead/UFRJ, o Líderes Cariocas vai capacitar um grupo de 149 funcionários para que eles possam exercer funções de liderança, ter ideias inovadoras e ocupar cargos-chave no município. O programa foi baseado em práticas e planos de carreira de grandes empresas como Ambev, TAM e Odebrecht.

Em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, o prefeito Eduardo Paes falou da importância de desenvolver o programa vai melhorar o desempenho da administração pública. 

- O Rio está vivendo um momento decisivo e temos uma chance de virada fantástica. Neste cenário, temos que consolidar ainda mais a administração pública para que o processo virtuoso seja irreversível.  

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, o programa visa formar técnicos que possam ocupar cargos de extrema importância para a administração pública. 

- Além de um conjunto de servidores para ocupar os cargos-chave da alta administração, o programa também facilita na reposição de quadros – explica o secretário, acrescentando um perfil desses líderes: - Dos 149 líderes, 44% são mulheres, 95% são de servidores estatutários ou celetistas, 35% não ocupa cargo nenhum na prefeitura e todos os 25 órgãos estão representados dentro desse conjunto.

Mais de 1.300 servidores se inscreveram no programa, passaram por processos seletivos e estão no processo de capacitação. Também estão previstos cursos no exterior para a complementação da formação. O passo seguinte foi a identificação de 300 cargos estratégicos da prefeitura, para criar um planejamento de sucessão que priorize os líderes, de acordo com as habilidades de cada um e as necessidades de cada desafio.

O professor Kleber Fossati Figueiredo, diretor do Coppead , espera que o poder multiplicador dessa inciativa atinja outros municípios e estados para melhorar os serviços aos cidadãos.

- É a primeira vez que temos um programa com o objetivo preciso de formar executivos da prefeitura do Rio. Em menos de um ano, a Prefeitura já estará entre as cinco principais instituições com o maior número de egressos dos cursos Coppead, qualificados para criar melhores condições nas áreas de educação, saúde, conservação, transporte e cultura. 

Ao final do curso, a carreira desses líderes será acompanhada pelo prefeito, pelo secretário-chefe da Casa Civil e por um comitê que irá se reunir a cada seis meses para avaliar a evolução de cada um. Além de uma gratificação adicional, o grupo terá metas diferenciadas de avaliação no acordo de resultados e poderão ganhar até quatro salários extras/ano.