31 maio 2012

MUTIRÃO DE COMBATE À DENGUE EM SANTA CRUZ - SESPAR

PLANEJAMENTO

No dia 18 de maio de 2012 foi realizada reunião de planejamento no auditório da Prefeitura da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), para apresentação das as atividades que seriam realizadas no mutirão das vilas.

Estiveram presentes o prefeito da BASC e todo o contingente da prefeitura, agentes de vigilância em saúde do SESPAR e Responsável Técnico da Vigilância Ambiental em Saúde da AP 5.3.
O MUTIRÃO

No dia do mutirão, todos se reuniram na praça da vila dos sargentos, onde foram traçadas as diretrizes das atividades a serem desenvolvidas.

Entre as atividades, foram distribuídos folders contendo orientações preventivas, recolhidos depósitos inservíveis e passada mensagem educativa conscientizando os moradores quanto a importância da continuidade na vigilância, evitando formação de criadouros de mosquitos. 

Cerca de 60 militares, entre: Coronel Prefeito, Capitão, Sub oficial, Sargentos, cabos e soldados receberam bonés exclusivos do evento e foram distribuídos estrategicamente nas vilas, de acordo com o planejado.

Entre as atividades, foram distribuídos folders contendo orientações preventivas, recolhidos depósitos inservíveis e passada mensagem educativa conscientizando os moradores quanto a importância da continuidade na vigilância, evitando formação de criadouros de mosquitos. 


agentes de  saúde encontraram focos de mosquitos em bebedouros de animais, vasilhas  plásticas jogadas em quintal e ralo em saguão de prédio, onde foi feito tratamento.
moradores foram orientados a fazer tratamentos alternativos (sal, detergente, cloro ou água sanitária...) em ralos, depósitos fixos, limpar devidamente bebedouros de animais e vistoriar periódicamente ao redor do imóvel coletando descartáveis. Amostras de larvas foram coletadas e enviadas ao laboratório para serem analisadas.

Carro de som, faixas e bonés (patrocinados pela prefeitura-BASC)  anunciavam o dia da mobilização pedindo a participação de todos.

RESULTADOS

O trabalho realizado na Vila dos Cabos e Sargentos da BASC teve os seguintes resultados


  • Coleta de foco no quarteirão 785 sendo positivos os coletados na Rua oito, bloco cinco S/Nº; Rua Marquês de Barbacena 473;
  • Coleta de foco no quarteirão 1031 sendo positivos os coletados na Rua Tenente Olsen Sapucaia, 18.
  • Muito lixo foi encontrado nas residências vazias e também nas habitadas do quarteirão 1031 e os moradores encontrados foram devidamente orientados quanto aos procedimentos adequados, pois, havia muita quantidade de garrafas pet espalhadas pelo quintal (muitas delas sem tampas e de boca para cima o que as tornava criadouros em potencial para larvas do Aedes aegypti)
  • Solicitamos a colaboração quanto à fiscalização das residências que se encontram vazias para que não voltem na medida do possível a acumularem depósitos que possam oferecer riscos de criação de Aedes aegypti.
  • O trabalho envolveu a participação de 16 agentes que atuam na área que compreende os quarteirões da Vila militar Nova Era e da Vila dos Cabos, sendo inspecionados 185 imóveis e tratados com larvicida cerca de 100 depósitos. Os quarteirões trabalhados foram 785, 786, 787, 788, 789, 790 e 791(em andamento) e 1031(este último concluído durante o evento da Ação Social no Clube Novo horizonte no dia 02/06/2012).