08 maio 2012

Clipping: DENGUE: EPIDEMIA NA CIDADE PODE ESTAR ACABANDO

Ritmo de crescimento de novos casos da doença diminui, mas autoridades alertam ser preciso continuar trabalho de prevenção

O município do Rio deverá sair da epidemia de dengue nos próximos dias, informou ontem o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann. No período de 28 de abril ao último sábado, houve aumento de apenas 5% no número de casos da doença em relação à semana anterior, segundo boletim divulgado ontem pela prefeitura. Entre os dias 22 e 28, o aumento de notificações tinha sido de 19%.

Atualmente, está em 62.601 o total de casos registrados desde 1º de janeiro. “Nas 18 semanas analisadas este ano, essa foi a primeira que apresentou crescimento de casos novos menor que a anterior. Precisamos de mais alguns dias para confirmar a queda, mas as informações sugerem que já estamos deixando o momento de epidêmico”, explicou.

Em março, o Rio registrava taxa de 397,6 casos de dengue por 100 mil habitantes. Agora, são 310,5 — diminuição de quase 22%. Para ser decretado o fim da epidemia, este número deve ficar abaixo de 300.

O boletim confirmou ontem mais três mortes por dengue, elevando para 15 o total na cidade. O município de Niterói, que também está em epidemia, confirmou apenas uma morte. Os óbitos mais recentes foram registrados nas áreas de Bangu, Madureira e Zona Sul. No mesmo período de 2008, quando o Rio enfrentou a última epidemia, o número de mortos no período era de 147.

Mesmo com a previsão do fim da epidemia, as autoridades ainda pedem que todos permaneçam em alerta. “Continuamos incentivando as pessoas a procuraram o hospital logo nos primeiros sintomas. Mantemos a rede em alerta, como se estivéssemos no pior momento da epidemia. Desta maneira, buscamos o melhor resultado possível para a população”, finalizou Dohmann.

Disponível em: <http://odia.ig.com.br/portal/rio/todos-contra-a-dengue/dengue-epidemia-na-cidade-pode-estar-acabando-1.438106>.Acesso em: 08 maio 2012