26 abril 2012

PROGRAMA DE PROTEÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR – PASS / NERJ

A criação do Programa de Promoção e Atenção à Saúde do Servidor do NERJ se deu a partir do Decreto nº 6.833, de 29/04/2009, que institui o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor – SIASS. Com ele é estabelecido que cada instituição do Ministério da Saúde deve implantar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, a realização de exames periódicos e a vigilância dos ambientes de trabalho com prevenção dos riscos à saúde. A Portaria Normativa nº 3, publicada em 7 de maio 2010, estabelece orientações básicas sobre a “Norma Operacional de Saúde do Servidor” (NOSS), que define de maneira bem clara as diretrizes gerais para a implementação das mesmas.

Responsável: Virginia Loreto – virginia.loreto@nerj.rj.saude.gov.br
Telefone: (21) 3985-7337
8º andar

Objetivos gerais do PASS
  • Elaborar o perfil epidemiológico da saúde dos servidores. Para isso, optamos inicialmente pelo “Cadastro de Saúde” (com link na intranet do NERJ) e, posteriormente, cruzamos esses dados com os da Perícia Médica e os dos exames periódicos.
  • Planejar, coordenar e executar as ações de promoção à saúde e humanização no trabalho, propondo medidas de prevenção e de adaptação nos ambientes de trabalho.
  • Propor atividades que desenvolvam atitudes de co-responsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das relações de trabalho.
  • Sistematizar e analisar os dados gerados nas ações de promoção à saúde para avaliar a sua eficácia.


Atividades
A saúde do servidor do NERJ conta com uma equipe multiprofissional, constituída por profissionais de diversas áreas (enfermagem, psicologia, serviço social, medicina e nutrição) para desenvolver as seguintes atividades:
  • Prevenção dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), através da ginástica laboral.
  • Espaço de Escuta Técnica Qualificada, intervindo no sofrimento psíquico do trabalho.
  • Programa de acompanhamento dos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes.
  • Programa de Controle do Tabagismo.
  • Ações de reeducação alimentar, diagnóstico nutricional, controle e prevenção de doenças através de dados levantados em pesquisa.
  • Coordenação e execução de campanhas promocionais de saúde, através de oficinas temáticas, encontros, informativos de saúde e outros.
  • Promoção e atualização da situação vacinal dos servidores através de campanhas.
  • Efetivar o Programa de Preparação Para a Aposentadoria.


Grupos de trabalho
Já estamos com diversos Grupos de Trabalho (GT) em funcionamento, dentre eles:
  • GT Escuta Técnica Qualificada – voltado para trabalhos nos setores ou individualmente. Está embasado pela discussão da psicodinâmica do trabalho.
  • GT Hipertensão – trabalho de prevenção e vigilância em relação aos trabalhadores hipertensos.
  • GT Tabagismo – implantação do Programa de Tabagismo preconizado pelo MS.
  • GT Campanhas Promocionais de Saúde – datas comemorativas do calendário do MS, vacinação em parceria com unidades municipais e estaduais e outros.

Se você é servidor do NERJ, agende uma visita conosco. Será um prazer recebê-los.
Rua México, 128/ 8º andar
Telefone: (21) 3985-7337
e-mail: saudedoservidor@nerj.rj.saude.gov.br

Equipe do Programa de Promoção e Atenção à Saúde do Servidor (PASS)
Disponível em: <http://www.nerj.rj.saude.gov.br/internet/?page_id=130>.Acesso em: 26 abr. 2012